Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2014 > 09 > Confira a agenda científica de 1º a 5 de setembro

Ciência e Tecnologia

Confira a agenda científica de 1º a 5 de setembro

Programação

Atividades incluem eventos nas áreas de genética, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas e educação profissional
por Portal Brasil publicado: 01/09/2014 11h01 última modificação: 01/09/2014 11h01

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação reuniu a programação  científica até  próxima sexta-feira (5). São diversas opções para se programar e participar. Destaque para o Fórum RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que promove nesta terça-feira (2), evento sobre saúde no âmbito tecnológico e a Olimpíada do Conhecimento, maior evento de educação profissional, que acontecerá em Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira (3). Confira abaixo outras opções:

Segurança da informação

O Serviço de Tecnologia da Informação (STI) realiza em setembro, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Mês da Segurança da Informação. O Dia Internacional da Segurança em Informática (Disi 2014) é o evento inaugural, na sexta-feira (5), das 9h às 17h, em Brasília, com a transmissão simultânea no auditório do prédio anexo do Mast.

Em sua nona edição, o Disi tem como tema "Segurança na nuvem: como se proteger das tempestades". Nos dias 3 (quarta-feira), 4 (quinta-feira) e 5 de setembro (sexta-feira), o Mast apresentará palestras relacionadas ao assunto, no auditório do prédio sede da instituição. O evento é gratuito, direcionado a todos os públicos, e não é necessário fazer inscrição.

O Disi é realizado desde 2005 pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais).

Extensão

O Mast realiza também a sexta edição do curso de extensão para professores Instrumentos Científicos, Ciências, Território e Nação (1870-1930), de 3 de setembro a 1º de outubro, às quartas-feiras.

Os objetivos são a análise do papel da ciência e da técnica no conhecimento e ocupação do território brasileiro em diversos momentos da história, o destaque da importância e do funcionamento de instrumentos científicos nesse processo e a dinamização das bibliotecas nos estudos em história da ciência. Além de aulas expositivas, o curso oferece uma oficina em que será montado um modelo didático de um teodolito (instrumento usado na demarcação).

Fórum RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove, de terça (2) a quinta-feira (4), a terceira edição do Fórum RNP, em Brasília. O evento deste ano tem como tema saúde e é voltado a profissionais e fornecedores de tecnologias da informação e da comunicação (TICs), pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos.

O encontro colocará em debate o papel das TICs no que tange às necessidades, alternativas e desafios atuais colocados aos profissionais da área, no desenvolvimento da saúde, assim como na capacitação de recursos humanos.

O 3º Fórum RNP também terá apresentações internacionais abordando ações e iniciativas desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Educause, associação norte-americana sem fins lucrativos cuja missão é promover o ensino superior por meio do uso da tecnologia da informação, além de demonstrações sobre o uso aplicado de TICs na área de saúde.

Genética

De quinta-feira (4) até o dia 7, Campina Grande (PB) sedia a 20ª edição do Encontro de Genética do Nordeste (Engene), evento realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) é uma das instituições promotoras do encontro.

O Engene é destinado a profissionais, pesquisadores de institutos nacionais e regionais, docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação, bem como professores e alunos do ensino médio. Na programação deste ano estão previstas 14 conferências, 14 mesas-redondas e sessões de painéis e 16 minicursos.

As discussões contemplam as áreas ensino de genética e biologia molecular; genética, evolução e melhoramento de plantas; genética, evolução e melhoramento animal; genética humana e médica; genética de microrganismos; mutagênese; e genômica, bioinformática e biologia de sistemas.

Saúde e meio ambiente

A coordenação geral da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) ampliou o prazo de inscrições da sétima edição até segunda-feira (1º). A iniciativa contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 4º ano do ensino médio, incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA), nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Professores e estudantes interessados em participar com trabalhos realizados em sala de aula devem acessar o sistema de cadastro no site oficial da Obsma. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail olimpiada@fiocruz.br.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é um projeto educativo criado, em 2001, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Mudanças climáticas e fauna

Termina na sexta-feira (5) o prazo de inscrições para o curso 'Modelos Fisiológicos dos Impactos em Répteis e Anfíbios Causados por Mudanças Climáticas', oferecido pela Coordenação de Pesquisa de Pós-Graduação do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCTI).

O curso, a ser realizado em Belém do dia 22 ao 25, será ministrado pelo pesquisador Barry Sinervo, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade da Califórnia.

Sinervo participa do projeto Quantificação dos Riscos de Extinção Induzida pelo Clima em Anfíbios, Lagartos e Plantas do Brasil, coordenado por Guarino Rinaldi Colli, da Universidade de Brasília (UnB). Esse projeto envolve diversos pesquisadores e instituições, dentre elas o MPEG.

O curso, gratuito, será ministrado em inglês, com apresentação também em espanhol.

Agropecuária e TICs

Pelo quarto ano consecutivo, a Ceitec S.A. participa da Expointer, considerada a maior feira de agropecuária da América Latina.

A empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) atua no segmento de semicondutores, desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (Asics).

A Ceitec vai expor seus produtos e serviços na 37ª edição do evento, que vai até o dia 7 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Neste ano, a empresa estará no Pavilhão Internacional, em frente ao estande do governo do Rio Grande do Sul.

Para demonstrar aos visitantes como funciona a tecnologia de identificação por radiofrequência, a equipe da instituição usará um boi em tamanho real, fabricado em fibra de vidro, com um brinco eletrônico que carrega o dispositivo da Ceitec.

Educação profissional

A Olimpíada do Conhecimento chega a sua oitava edição. O evento educação profissional, que acontece de terça-feira (3) ao dia 6 em Belo Horizonte, vai reunir mais de 800 estudantes que disputarão provas sobre 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Além disso, 45 jovens com deficiência competirão entre si em quatro modalidades.

A olimpíada, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), serve como avaliação do ensino técnico no Brasil. A competição acontece a cada dois anos e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e, na edição de 2014, dos institutos federais de tecnologia.

O processo de seleção acontece em etapas preliminares dentro das escolas e nos estados. Durante o torneio, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Embrapa pesquisa melhoramento genético da batata
Para falar sobre o assunto, o programa Conexão Ciência entrevistou o pesquisador da Embrapa, Arione Pereira
Banco genético da Embrapa recebe coleção de batatas peruanas
Local abriga coleções de plantas, animais e microrganismos mantidas por instituições parceiras do Brasil e de outros países
Jovem brasileiro se prepara para viagem ao espaço
Treinamento de Pedro Nehme, o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço, já começou. Voo suborbital está previsto para o fim do ano
Para falar sobre o assunto, o programa Conexão Ciência entrevistou o pesquisador da Embrapa, Arione Pereira
Embrapa pesquisa melhoramento genético da batata
Local abriga coleções de plantas, animais e microrganismos mantidas por instituições parceiras do Brasil e de outros países
Banco genético da Embrapa recebe coleção de batatas peruanas
Treinamento de Pedro Nehme, o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço, já começou. Voo suborbital está previsto para o fim do ano
Jovem brasileiro se prepara para viagem ao espaço

Últimas imagens

Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Divulgação/Fiocruz
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Divulgação/Finep
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Divulgação/MCTI
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Divulgação/Embrapa
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Divulgação/AEB

Governo digital