Ciência e Tecnologia
Ministro abrirá Semana Nacional de C&T do Inpa
Programação científica
Daqui a duas semanas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, estará em Manaus (AM) para conhecer a estrutura e as pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A visita faz parte de uma agenda do ministro às unidades vinculadas ao Ministério.
O anúncio foi feito pelo diretor do Inpa, Luiz Renato de França, na última sexta-feira (26), durante a abertura do Circuito da Ciência, projeto de divulgação científica e educação ambiental do Instituto.
Na oportunidade, Campolina fará a visita ao Instituto no dia 10 de outubro e a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa (SNCT), na manhã do dia 12, no auditório do Bosque da Ciência. Com o tema “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social”, a SNCT segue até o dia 19, com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades C&T, como oficinas, palestras e exposições.
Circuito da Ciência
Para o diretor do Inpa, o Circuito é uma oportunidade especial que os estudantes têm de vislumbrar a ciência. “É um projeto bonito e, dentre as atividades que o Inpa realiza, esta de hoje, que envolve muitos jovens de escolas públicas, o Instituto certamente tem uma interação enorme com a sociedade”, disse.
De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobado, a ideia de criar o projeto Circuito da Ciência nasceu há 15 anos com a proposta de difundir o conhecimento visando popularizar a Ciência e envolvendo os jovens nesse processo. “Um movimento como esse faz com que a sociedade possa tomar conhecimento da importância da manutenção e das pesquisas realizadas pelo instituto na Amazônia”, ressaltou Lobato.
O Circuito da Ciência acontece na última sexta-feira de cada mês, na área de visitação pública do Instituto, o Bosque da Ciência. O projeto tem o patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia, além do apoio do Governo do Estado do Amazonas (Seduc), da Prefeitura Municipal de Manaus (Semulsp e Semmas), do Laboratório de Psicologia Educação ambiental (Lapsea), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), Sesc, Ufam, UEA, Fametro, UniNilton Lins, Uninorte, Coca-Cola e Brothers.
Bosque da Ciência
O espaço funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Na segunda-feira o Bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5. Crianças até dez anos, idosos a partir de 60 anos tem entrada gratuita. Grupos religiosos e comunidades carentes agendados previamente, também não pagam. A solicitação pode ser feita via ofício. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















