Ciência e Tecnologia
NETmundial é destacado em discurso da presidenta na ONU
Tecnologias da informação
Na abertura do Debate de Alto Nível da 69ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), a presidenta da República, Dilma Rousseff, lembrou a realização do Encontro Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet (NETmundial). Ela citou-o como passo importante da mobilização da comunidade internacional para aprimorar a arquitetura de governança da rede mundial de computadores.
"O evento reuniu representantes de várias regiões do mundo e de diversos setores. Foram discutidos os princípios a seguir e as ações a empreender para garantir que a internet continue a evoluir de forma aberta, democrática, livre, multissetorial e multilateral", observou a presidenta em seu discurso, nesta quarta-feira (24), em Nova York.
Realizado em abril, em São Paulo, o NETmundial aprovou uma declaração que estabelece princípios e caminhos para a transição rumo a um novo modelo de governança.
Dilma ressaltou a vontade da comunidade internacional de aprofundar a discussão do tema no encontro das Nações Unidas em curso. "É indispensável tomar medidas que protejam eficazmente os direitos humanos tanto no mundo real como no mundo virtual, como preconiza a resolução desta assembleia sobre a privacidade na era digital", defendeu.
Saiba mais
O documento NETmundial Multistakeholder Statement, aprovado por aclamação durante o NETmundial, estabelece setembro de 2015 como prazo para se concluir a a transição rumo ao novo modelo para a rede.
De acordo com o texto, o funcionamento da rede deve se basear em transparência, abertura, acessibilidade e diversidade linguística. Deve garantir estabilidade, segurança e resiliência à internet, e estimular seu aprimoramento por meio de colaboração, optando por soluções tecnologicamente neutras que a permitam. Os signatários pedem ainda um ciberespaço unificado e desfragmentado.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















