Ciência e Tecnologia
Observatório Nacional promove curso sobre astrobiologia
Astronomia
O Observatório Nacional (ON) promove até a próxima sexta-feira (12) a 1ª Escola de Astrobiologia (AstrobiON), em sua sede no Rio de Janeiro (RJ). Serão realizados quatro cursos, de 90 minutos de duração, ministrados por pesquisadores de renome internacional para debater a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo.
Entre os palestrantes, Edwin Bergin, da Universidade de Michigan, virá ao Brasil especialmente para apresentar o curso 'Fazendo um planeta habitável'. Bergin é um dos maiores especialistas no assunto.
Haverá também cursos realizados por Mário de Pinna, da Universidade de São Paulo (USP), e Jack Lissauer, do Centro de Pesquisas Ames da Agência Espacial Norte-americana (Nasa).
O Campus do ON localiza-se no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro. O evento será realizado no Auditório da Pós-Graduação, localizado no andar térreo do Edifício Emmanuel Liais.
Mais informações podem ser obtidas na página do AstrobiON.
Sobre o curso
Desde 1996, O Observatório Nacional (ON) tem oferecido cursos voltados para uma grande gama de tópicos em astronomia, astrofísica e cosmologia. Através deles, o ON tem buscado complementar a formação de seus estudantes de pós-graduação, assim como a formação de estudantes de outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais.
O tema tem atraído cada vez mais a atenção da comunidade científica, uma vez que busca compreender, de uma forma multidisciplinar, a origem e a evolução da vida no nosso planeta e de forma mais abrangente, a possibilidade da existência de vida no Universo. Esse campo ganhou impulso ainda mais forte nos últimos anos, com a descoberta de quase 1000 planetas fora do sistema solar - os exoplanetas.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Observatório Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















