Ciência e Tecnologia
Pesquisadores do Instituto Mamirauá apresentam trabalhos em congresso internacional
Sustentabilidade
Três pesquisadores do Instituto Mamirauá apresentaram os resultados de pesquisas realizadas nos últimos anos no 'Congresso Internacional de Manejo de Fauna na Amazônia e na América Latina', realizado em agosto, em Trinidad e Tobago. O tema central deste ano foi 'Alternativas sustentáveis, métodos de conservação e utilização de animais neo-tropicais'.
Para o pesquisador Hani Bizri. "a discussão nesse congresso é ampla, com a participação de uma comunidade científica com o mesmo perfil que o instituto, por isso foi muito importante participar". O trabalho exposto por ele trata do monitoramento das atividades de caça de pacas na Reserva Amanã. O estudo se propõe avaliar a sustentabilidade do uso das pacas pelas comunidades, além de investigar um novo método para monitorar as populações desses animais.
"Atualmente, não existe uma estratégia de monitoramento de pacas. Sabemos que o principal uso da espécie pelas comunidades é para a subsistência. Estudamos estratégias para monitorar e avaliar a sustentabilidade da caça de paca, para atuar a favor da conservação da espécie na Amazônia", destaca Bizri.
Thaís Morcatty apresentou uma pesquisa que teve como base o monitoramento da caça de jabutis para consumo e comércio por comunidades tradicionais da Amazônia brasileira. O estudo é realizado pelo Instituto Mamirauá há 11 anos, nas Reservas Mamirauá e Amanã. O monitoramento foi feito em dez comunidades rurais pertencentes às reservas.
"Avaliei o perfil da caça pelas comunidades, em quais os ambientes a atividade acontece, terra firme ou várzea, como acontece o comércio e onde ele está situado, além da sustentabilidade do uso da espécie".
Um dos trabalhos apresentados pelo pesquisador Robinson Botero-Arias aborda a mortalidade de jacarés e botos associada à pesca da piracatinga na região do Médio Solimões.
Para os pesquisadores, o retorno tem sido positivo e novas parcerias poderão surgir para o desenvolvimento de atividades conjuntas. "Já estamos em contato com diversas equipes de pesquisa de outros países para continuarmos discutindo as propostas. Essas parcerias em potencial surgiram a partir do interesse dos especialistas nos trabalhos que apresentamos no congresso", afirmou Thaís.
O congresso é realizado há vinte anos, reunindo, bienalmente, especialistas de diversas regiões do mundo. Em 2014, o evento ocorreu no campus da Universidade de West Indies (UWI) e da Universidade de Trinidad e Tobago (UTT) e reuniu cerca de 300 pessoas. Apresentações, palestras, cursos e viagens de campo fizeram parte da programação.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Mamirauá
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















