Ciência e Tecnologia
Roraima inicia programação da Semana Nacional de C&T
Popularização da ciência
Em Roraima, a programação em torno da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) começa de forma antecipada e intensa, com a realização da 22ª Feira Estadual de Ciências de Roraima (Fecirr). Coordenada pelo Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática (Nupecem), da Universidade Estadual de Roraima (UERR), a iniciativa é considerada o maior evento de ciência e educação do estado e ocorre, paralelamente, à 4ª Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o 5º Torneio Estadual de Robótica, no período de 25 a 27 de setembro, no Parque Anauá, em Boa Vista.
Os eventos começaram nessa quinta-feira (25) e são voltados para alunos das escolas de educação básica das redes públicas e privadas e de educação tecnológica de nível médio do estado. Têm como objetivo a construção do conhecimento ciência, tecnologia e inovação, premiando projetos de estudantes do nível fundamental, médio e médio técnico que possuam caráter inovador e de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento.
No total, dos 170 projetos apresentados neste ano, 138 são para a feira, 20 para a mostra de química e 12 para o torneio de robótica. Segundo a coordenadora regional da SNCT, Ivanise Maria Rizzatti, o grande diferencial nesta edição da SNCT tem sido a qualidade dos trabalhos participantes, que tratam desde a construção de casas ecologicamente responsáveis a tecnologias para a melhoria do desenvolvimento de atletas.
"A ideia é despertar o empreendedorismo no ensino médio e, pela primeira vez, as escolas conseguiram trabalhar muito bem o tema da Semana [Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social]", avalia. "Os vinte melhores projetos vão receber bolsa de iniciação científica ou atuar em projetos de pesquisa na universidade ou em instituições de pesquisa", informa Ivanise, que aguarda público estimado em 10 mil pessoas nos três dias de eventos.
Durante o período, também serão realizadas a 1ª Exposição de Abelhas - da coleção zoológica, entomológica, arqueológica e indígena do Museu Integrado de Roraima; a apresentação do Espaço Ciência (dos alunos de Química, Biologia e de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/MEC), oficinas de fósseis, encontro de poetas e cordelistas, a apresentação do teatro científico "As aventuras de Pecus pelos biomas de Roraima" (com alunos do 5º ano da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos), dança parixara com crianças indígenas da Escola Lino Augusto da Silva, entre outras atrações culturais.
Boa Vista sediará, ainda, de 13 a 17 de outubro, a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima (SNCT-RR), considerada o maior encontro do setor no Estado. A Uerr e instituições parceiras serão o cenário deste evento, que contará ainda com uma vasta programação contendo palestras, apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas sobre agricultura familiar, um simpósio na área de agroecologia, entre outros.
De acordo com a coordenação, mais de 170 trabalhos científicos serão apresentados durante a semana, o que representa um recorde em relação a edições anteriores, em 2011 foram 28 projetos. "A sociedade está começando a valorizar a Semana e é uma forma dos pesquisadores mostrarem o que está sendo feito", observa Ivanise.
Para ela, a mobilização em torno do evento é importante por integrar várias áreas do conhecimento e fortalecer um movimento pela criação da secretaria estadual de ciência e tecnologia e da fundação estadual de amparo à pesquisa. Além de Boa Vista, acontecerão atividades em outros campi da Uerr (Pacaraima, Rorainópolis, Caracaraí e Caracaraí) e nas cidades de Bonfim, Canta e Iracema.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.
A realização da Semana conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais.
Embora algumas atividades ocorram em datas diferentes, o período oficial neste ano é de 13 a 19 de outubro. O evento traz como temática nesta 11ª edição "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". Em 2013, Roraima contabilizou 169 atividades, que foram realizadas em oito cidades do estado.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















