Ciência e Tecnologia
Unesco convida MCTI para celebrar o Dia Mundial da Ciência
Parceria
A diretora da Área Programática da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Noleto, convidou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para participar das comemorações pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em 10 de novembro. Ela se reuniu com ministro Clelio Campolina Diniz nesta quarta-feira (10) em Brasília (DF).
O evento também celebra os 60 anos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI). De acordo com o coordenador do Setor de Ciências Naturais da Unesco, Ary Mergulhão, a data costuma ser marcada por encontros voltados a estudantes e professores, principal "público de sensibilização" da entidade. "Mas, em 2014, especificamente, resolvemos comemorar os 60 anos do Ibict e os 15 anos do nosso relacionamento com o MCTI", explicou.
A celebração está marcada para acontecer na sede da Unesco em Brasília, localizada no prédio que abriga o instituto aniversariante e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI).
Marlova informou que também convidou para o evento a diretora do Escritório Regional de Ciência para a América Latina e o Caribe da Unesco em Montevidéu, Lidia Brito, e o ministro da Educação, Henrique Paim. Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001 e coordenado pela Unesco, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é celebrado no Brasil desde 2005.
A diretora e o coordenador da Unesco ainda apresentaram ao ministro Campolina uma proposta de renovação do convênio de cooperação para os próximos quatro anos. Segundo Mergulhão, a relação bilateral começou em 2000 e, para continuar, depende do novo acordo, que deve incorporar diretrizes do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC).
Do lado do MCTI, participaram das discussões em torno da proposta preliminar os secretários executivo, Alvaro Prata, de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Oswaldo Duarte Filho, de Política de Informática, Virgilio Almeida, e de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre. A coordenadora-geral da Secretaria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Marylin Peixoto, também compareceu à reunião desta quarta-feira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















