Educação
Capes assina memorando de entendimento com Reino Unido
SNCT 2014
Além de diversas atividades científicas, a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) também é espaço para firmar parcerias no âmbito educacional. Durante a programação, nesta última quinta-feira (16) assinaturas de 'Memorandos de Entendimento' para chamadas do Fundo Newton foram firmadas.
O presidente da Fundação Capes, Jorge Almeida Guimarães, e o diretor adjunto do Conselho Britânico (British Council), Eric Klug, assinaram acordo no âmbito do Newton Reseacher Links, nas áreas de drug discovery, agricultura, água e meio ambiente.
"Este evento é importante para efetivarmos parcerias cada vez mais concretas com o Reino Unido para implementação de ações conjuntas. É um prazer fazer acordos deste tipo, que nos dá a possibilidade de explorar interesses mútuos de pesquisa", afirmou o presidente.
Também presente no evento, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, destacou os avanços da ciência brasileira. "O Reino Unido é uma superpotência científica e o Brasil está no caminho certo para atingir este patamar. É impressionante o aumento do investimento para que a qualidade da ciência cresça no país."
Anunciado em abril pelo ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, o Fundo Newton destina ao Brasil 27 milhões de Libras (cerca de R$ 94 milhões) até 2017, a serem investidos em programas que contemplem capacitação, mobilidade acadêmica e pesquisa bilateral. As instituições locais se comprometem a investir recursos equivalentes como contrapartida.
Novos acordos
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, assinou dois memorandos de entendimento, um com o diretor adjunto do Conselho Britânico, Eric Klug, e o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni, e outro com o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis.
De acordo com Glaucius, duas das atividades iniciais na parceria do Fundo Newton envolvem o CNPq. A primeira é a realização de uma série de 10 workshops. A série deve aproximar as duas comunidades científicas em áreas como agricultura, biocombustíveis, biotecnologia industrial, doenças negligenciadas, fármacos, recursos hídricos e segurança alimentar.
O outro acordo diz respeito a um programa de trabalho partilhado, com chamadas públicas. "O objetivo é identificar pesquisadores dos dois países que estejam interessados em fazer pesquisa conjunta", explicou o presidente do CNPq.
A Capes participa da Semana Nacional de Ciência e Tencologia com estande no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Este ano, a Capes trouxe de Belo Horizonte o 'Museu Itinerante Ponto UFMG', que faz parte de um dos programas coordenados pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB): o Residência Docente.
Também no estande da Capes é possível ter acesso à Britannica Escola Online, além de informações sobre programas de mobilidade internacional, My English Online, Universidade Aberta do Brasil e outros de formação de professores.
A Semana pretende, ainda, mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, por meio de diversas atividades como palestras, cursos, oficinas e visitas. Para a edição foram cadastradas 30.922 atividades de 470 instituições, oriundas de 439 cidades brasileiras.
A feira acontece até domingo (19). Mais informações e a programação nacional e local podem ser conferidas no site oficial da SNCT 2014.
Fontes:
Fundação Capes
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















