Ciência e Tecnologia
Caravana da Astronomia populariza a ciência
Desvendando o Céu
Nesta sexta-feira (31), a Caravana da Astronomia realizará atividades na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Campina Grande (PB).
As atividades serão desenvolvidas em torno do tema “Desvendando o Céu Austral: Ciência e Tecnologia para Inclusão Social”. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e promove atividades de divulgação científica e popularização da ciência, por meio de oficinas experimentais, vídeos-debates e peças teatrais nas áreas de Física, Astronomia e Astronáutica.
O objetivo é sensibilizar para o conhecimento e estudo da ciência de estudantes e professores da região Nordeste e, em especial, do Semiárido brasileiro, cujo céu apresenta excelente visibilidade para observação astronômica.
Observatório Astronômico no Semiárido
O céu, o clima e a ausência das poluições luminosa e atmosférica do Semiárido brasileiro foram fatores fundamentais para a instalação do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), do Projeto IMPACTON, em Itacuruba (PE).
Ciência de ponta, tecnologia de transmissão de dados, eletrônica fina e inovação são fatores marcantes deste empreendimento do MCTI na região, instalado pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), em parceria com diversas instituições, como é o caso do Insa.
A incidência de sol e de vento dão ao Semiárido potenciais condições de base nacional para implementação de fontes alternativas de energia, notadamente solar e eólica, vetores de desenvolvimento social, educacional e econômico para a população.
A Caravana da Astronomia busca sensibilizar essa consciência nas pessoas, por meio da divulgação de conhecimentos científicos astronômicos relacionados com a região semiárida, com a finalidade de contribuir para que a população conheça as potencialidades da região nesta área.
Programação
As atividades são direcionadas a estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio, bem como de graduação. Serão realizadas observações astronômicas noturnas com telescópio e oficinas de lançamento de foguetes durante o dia, abertos ao público em geral.
Confira a programação completa
8h – Palestra de abertura “Visão Geral do Universo” (60 min)
9h – Vídeo-debate “O julgamento de Galileu pela Inquisição” (60 min)
10h – Intervalo 10h30 – Oficina “Constelações da bandeira brasileira” (90 min)
12h – Intervalo
14h – Oficina de construção e lançamento de foguetes educativos (120 min)
16h – Oficina de montagem de lunetas e telescópios (60 min)
17h – Intervalo
17h30 – Observação astronômica com telescópio e carta celeste.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















