Ciência e Tecnologia
Confira a agenda científica de 6 a 10 de outubro
Programação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reuniu os principais evento eventos científicos até próxima sexta-feira (10). Destaque para as oportunidades de pós-graduação ofertadas pelo Observatório Nacional e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Confira a programação da semana:
Comemoração
O Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCTI) completa 148 anos nesta segunda-feira (6) e, para comemorar o aniversário, a instituição preparou uma série de atividades especiais até o fim do mês. Haverá oficinas, exposições, peças teatrais e performances artísticas ao ar livre.
A agenda começa na terça (7) e vai até quarta-feira (8), com o Programa Natureza, paródia de programa de auditório na qual personagens da floresta, como o macaco Ximbica, divulgam informações científicas de forma lúdica, com brincadeiras, teatro e distribuição de cartilhas educativas. A atividade dedicada ao público infanto-juvenil acontece a partir das 9h no espaço Raízes, "coração" do parque.
O programa ainda inclui uma oficina de peças em barro e argila, na qual será ensinada um pouco sobre a cultura e a arqueologia tapajônica e marajoara, por meio da confecção de cerâmica. Leia mais.
ComplexNet
Entre segunda-feira (6) e o dia 11, o 3º Workshop and School on Dynamics, Transport and Control in Networks (ComplexNet) reunirá profissionais de biologia, computação, engenharia, ecologia, física, matemática e meteorologia, entre outras áreas, para discutir e apresentar estudos sobre redes complexas, seus fundamentos e aplicações. Com oito minicursos e 25 palestras, a terceira edição acontece no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP).
Aplicações em redes complexas estão em várias áreas, desde neurociência e engenharia até sociologia e economia. Durante o evento serão apresentados fundamentos da auto-organização dinâmica em redes complexas gerais e suas aplicações em sistemas que envolvem lasers, interação entre neurônios, sistema Terra, complexidade, robôs autônomos móveis e sistemas de distribuição de energia, entre outros. Acesse o site do ComplexNet.
Telescópios
Está aberta até terça-feira (7) uma segunda chamada para encaminhamento de propostas regulares e projetos de longo prazo nos telescópios Gemini para o segundo semestre de 2015.
As propostas poderão ser submetidas ao Escritório Brasileiro do Observatório Gemini (BrGO), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
De acordo com o LNA, apesar de os pedidos recebidos completarem em tempo a fila do Gemini em ambos os telescópios, é necessário que haja propostas suficientes que garantam que a fila possa ser preenchida adequadamente com projetos que apresentem diversas condições observacionais e intervalos de ascensão reta. Saiba mais.
Iniciação científica
Terminam na terça-feira (7) as inscrições para a primeira edição do Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas (Paiti), nível Sênior, do Instituto Mamirauá, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Os candidatos devem estar regularmente matriculados em curso de ensino superior e ter disponibilidade para se dedicarem às atividades de pesquisa durante o prazo de vigência da bolsa (novembro de 2014 a outubro de 2015). Mais informações disponíveis no site do Instituto Mamirauá.
Física
A Física da Consciência é o tema a ser abordado pelo pesquisador Osvaldo Frota Pessoa Junior, da Universidade de São Paulo (USP), na próxima terça-feira (7), no projeto Colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
O físico e filósofo possui mestrado em Física Experimental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Indiana University, EUA. Trabalhou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e, atualmente, é professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP. Tem experiência na área de Filosofia da Ciência, atuando principalmente em filosofia da física, modelos causais na história da ciência, e filosofia da mente.
A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público. Leia mais.
Pós-graduação
O Observatório Nacional (ON/MCTI) abriu inscrições para os processos seletivos dos cursos de pós-graduação em astronomia, para ingresso em março de 2015. O prazo vai até 30 de outubro.
Para concorrer a uma vaga no mestrado ou no doutorado direto, podem se candidatar os graduados em física, matemática, astronomia ou áreas afins ou alunos cursando o último semestre letivo desses cursos, devendo comprovar a finalização até a data da matrícula, caso aprovados para ingresso. Leia o edital completo.
Astronomia
A 19ª edição do Ciclo de Cursos Especiais (CCE) do Observatório Nacional recebe inscrições até 24 de outubro. O evento vai de 3 a 7 de novembro e oferece minicursos em temáticas como astrofísica extragaláctica, astrofísica estelar e galáctica, cosmologia e ciências planetárias.
O ciclo é voltado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores das áreas de astronomia, astrofísica e cosmologia. O CCE é realizado anualmente pelo Observatório Nacional. Os cursos são gratuitos e apresentados em inglês. Os participantes recebem certificado. Acesse o site do evento.
Astrofísica
Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). As aulas iniciam em março de 2015. Há bolsas Capes disponíveis aos aprovados.
A pós-graduação em Astrofísica do Inpe oferece temas de pesquisas nas seguintes áreas: Astrofísica de altas energias, Cosmologia, Astrofísica óptica e infravermelho, Radiofísica, Física do meio interplanetário e Ondas gravitacionais.
O processo de seleção baseia-se na análise de CV, cartas de recomendação e histórico escolar, bem como na aplicação de uma prova de Física e arguição oral (na primeira quinzena de dezembro). Mais informações na página do Inpe.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















