Ciência e Tecnologia
Embrapa oferece capacitação sobre cultivo de tambaqui
Aquicultura
Começa nesta segunda-feira (20), em Palmas (TO), o terceiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanque-rede. O curso oferecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, desde o mês de agosto para técnicos de diversas cidades do estado, segue até a próxima quarta-feira (22).
Além da capacitação no sistema de tanque-rede, haverá outro curso direcionado para o sistema de viveiros escavados, cujo terceiro e último módulo está marcado para novembro em Araguaína, localizada no norte do estado. Ambas as capacitações fazem parte do projeto 'Peixe Mais', de transferência de tecnologia em cultivo de tambaqui.
A coordenadora da capacitação em tanque-rede é Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa. Segundo ela, "além do espaço de capacitação propriamente dita, tem sido uma convivência rica em troca de experiências e compartilhamento de situações vividas previamente".
Programação
Como parte da programação haverá uma parte teórica (na segunda e na terça) e uma parte prática, a ser aplicada na quarta-feira. Serão tratados temas como biometria e manejo alimentar, bem-estar em peixes e processamento tecnológico de pescado nos dois primeiros dias, 20 e 21.
No último dia (22), as aulas serão dirigidas ao manejo alimentar (na parte da manhã) e boas práticas de despesca (à tarde). Os instrutores que coordenaram as atividades deste dia serão Giovanni Vitti Moro, pesquisador da Embrapa, e Tácito Bezerra, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). Confira a programação completa.
As aulas serão aplicadas no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura (Quadra 104 Sul, Av. LO 01, Nº 34, Cj. 4, 2º pavimento, Palmas-TO) e no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins).
Saiba mais
O projeto 'Peixe Mais' é patrocinado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e tem parcerias locais no Tocantins. O objetivo é transferir tecnologias para o cultivo de tambaqui no estado de Tocantins tanto em viveiros escavados, como em tanques-rede.
Além de capacitações continuadas de multiplicadores para os dois tipos de cultivo, o projeto realiza instalações de unidades de aprendizagem tecnológica também em viveiros escavados e em tanques-rede.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















