Ciência e Tecnologia
Inpa promove Caminhada pela Ciência em Manaus
Incentivo
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove neste domingo (19) a Caminhada pela Ciência, a partir das 8 horas, com saída e chegada no Bosque da Ciência - entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, Manaus.
O percurso, que durará aproximadamente 35 minutos, passará pela cantina, prédio da administração, laboratório de mamíferos aquáticos, lago Amazônico, chapéu de palha, dentre outros locais. A concentração será na Casa da Ciência.
A iniciativa pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados. "A atividade é importante na socialização e uma excelente oportunidade de aproximar ainda mais o Inpa da comunidade", disse um dos coordenadores da atividade Ivan Araújo.
A coordenação pede para que os participantes levem um item para compor a mesa de café da manhã que será disposta após o percurso.
Na última sexta-feira (17), o público participou da Pedalada Científica e durante o percurso os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a fauna e a flora amazônicas. As atividades integram a programação final da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014 do Inpa.
Ciência em Show
Outra atividade referente a Semana também aconteceu nesse sábado (18), só que dessa vez em Brasília. O projeto Ciência em Show levou ao público apresentações relacionadas ao tema como a em que balões murchavam quando imergidos em um líquido fumegante e voltavam a ficar cheios ao serem soprados. Além disso, os presentes puderam praticar experiências com energia estática.
Uma iniciativa dos físicos formados na Universidade de São Paulo (USP) Daniel Angelo, Gerson dos Santos e Wilson Namen, o Ciência em Show tem por objetivo aproximar as pessoas da ciência mostrando como é divertido adquirir conhecimento de maneira simples e lúdica.
"O jovem hoje tem muitos exemplos no esporte, na música, e às vezes faltam exemplos para estudar", disse o físico Daniel Angelo. "Nós tentamos mostrar aos jovens que o conhecimento é importante e fazemos isso através de experimentos que tenham um efeito visual bacana, para fazer a relação entre a ciência e o público", explicou.
A estudante Márcia Rodrigues Dias, de 13 anos, aprovou a apresentação. "Eu gostei muito, porque ciência é a minha paixão e eu espero muito poder seguir isso a minha vida toda e aprender sempre mais", disse a jovem que pretende se tornar bióloga no futuro.
O Ciência em Show foi criado no ano 2000 e, desde então, o trio realiza apresentações científicas por todo País. Semanalmente, o Ciência em Show é apresentado no programa Eliana do Sistema Brasileira de Televisão (SBT). Além deste projeto, os físicos apresentam o programa Ciência em Casa no canal National Geographic.
Neste domingo, último dia da SNCT Brasília, eles retornam ao Palco Cultural no Pavilhão do Parque da Cidade para levar a ciência mais uma vez ao público, às 10h.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















