Ciência e Tecnologia
Financiamento coletivo viabiliza aulas de inglês em pousada
Reserva Mamirauá
Desde o começo de agosto a equipe da Pousada Flutuante Uacari tem aulas de língua inglesa no próprio estabelecimento. A atividade de formação resulta de uma campanha de financiamento coletivo realizada, no fim do ano passado, em parceria com a organização não governamental (ONG) Garupa.
O intuito era arrecadar recursos para ministrar aulas de inglês para a equipe, formada por moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.
A meta da campanha foi ultrapassada e o professor de inglês foi contratado. Visitantes que já se hospedaram na várzea de Mamirauá foram os principais doadores da campanha, indicando que a experiência turística desenvolvida pelo instituto e as comunidades é positiva.
No ano passado, 63% dos visitantes eram estrangeiros, que se comunicam por meio daquele idioma. Os próprios turistas costumam mencionar nas avaliações que gostariam de ter mais proximidade com a equipe, mas a língua se impõe como barreira.
"A gente já esperava por certa dificuldade de alguns colegas nossos, mas a gente vê que está todo mundo se empenhando", afirma o presidente da Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo de Mamirauá (Aagemam), Izael Mendonça.
Segundo Mendonça, hoje todo o trabalho prestado por guias locais, camareiras, cozinheiros e auxiliares é organizado por intermédio da entidade.
O professor Danilo Marques, com formação em linguística, assumiu com a equipe o desafio de buscar formas que atendam às expectativas dos alunos e dialoguem com o seu modo de aprendizado. Leia mais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















