Ciência e Tecnologia
Herbário é atração da Semana de C&T em Tocantins
Popularização da ciência
Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Palmas (TO) participam durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014 de aulas práticas de biologia no herbário da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), localizado no Parque Agrotecnológico de Palmas.
Durante a visita, os alunos podem observar como é realizado o processo de herborização: prensagem, catalogação, escaneamento e identificação científica das espécies de plantas do cerrado tocantinense.
"Pude aprender o nome científico de cada planta e a importância que cada espécie tem para a meio ambiente e para a saúde das pessoas", conta o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Marcos Antônio Filipe Santiago.
No percurso, o coordenador da ação, professor e curador do herbário, Eduardo Ribeiro dos Santos, repassa orientações para os alunos sobre como são realizadas as pesquisas científicas com plantas no Tocantins e de que maneira esses estudos podem contribuir como fonte de documentação permanente da diversidade florística do estado, para o desenvolvimento científico e a preservação dos recursos naturais.
"Queremos que os estudantes sejam propagadores, tanto na escola como na comunidade onde vivem, sobre o quanto as plantas são indispensáveis para a vida humana", afirma Eduardo Ribeiro.
Como parte da programação da 11ª edição da SNCT no Tocantins a atividade 'A escola vai ao herbário' é promovida pela Unitins em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Saiba mais
O Herbário da Unitins é constituído por amostras de plantas prensadas e desidratadas em estufas, fixadas em uma cartolina com informações sobre o vegetal, local, data de coleta e coletor para fins de estudos botânicos.
Atualmente, o acervo tem aproximadamente oito mil espécimes de diversos ecossistemas do estado. O local tem como finalidade documentar de forma permanente a diversidade florística do bioma Cerrado, em especial, a flora do Tocantins.
SNCT 2014
Com o tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", a edição deste ano pretende criar oportunidades para vincular a produção científica aos desafios da sociedade brasileira. Também busca estimular as instituições a abordar a ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
A Semana pretende, ainda, mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, por meio de diversas atividades como palestras, cursos, oficinas e visitas. Para a edição foram cadastradas 30.922 atividades de 470 instituições, oriundas de 439 cidades brasileiras.
Mais informações e a programação nacional e local podem ser conferidas no site oficial da SNCT 2014.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















