Ciência e Tecnologia
Museu Goeldi completa 148 anos na segunda-feira (6)
Belém (PA)
O Museu Paraense Emilio Goeldi (Mpeg) completa 148 anos na próxima segunda-feira (6) e, para comemorar o aniversário, a instituição preparou uma série de atividades especiais até o fim do mês. Haverá oficinas, exposições, peças teatrais e performances artísticas ao ar livre.
A agenda começa nos dias 7 e 8 de outubro, com o Programa Natureza, paródia de programa de auditório na qual personagens da floresta, como o macaco Ximbica, divulgam informações científicas de forma lúdica, com brincadeiras, teatro e distribuição de cartilhas educativas. A atividade dedicada ao público infantojuvenil acontece a partir das 9h no espaço Raízes, "coração" do parque.
O programa ainda inclui uma oficina de peças em barro e argila, na qual será ensinada um pouco sobre a cultura e a arqueologia tapajônica e marajoara, por meio da confecção de cerâmica.
Na quinta-feira (9), o Mpeg receberá os visitantes na entrada, juntamente com outras personalidades que marcaram a história da instituição nos séculos 19 e 20, como Jacques Huber e Emília Snethlage. Trata-se da ação "Memória em Cena", na qual bolsistas do Museu se caracterizam e interpretam ex-diretores da instituição, levando o público a um passeio pelo passado do Parque, que é o mais antigo do Brasil em seu gênero.
No mesmo dia, um dos salões de exposição do 33º Arte Pará abre as portas no Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna, às 10h. A abertura do espaço acontecerá às 9h30, com a apresentação do Coral de Portel, grupo de crianças do município marajoara que interpreta músicas em português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Parte da programação especial para comemorar o aniversário da unidade de pesquisa integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), que busca envolver a comunidade em atividades relacionadas ao tema do evento, como a VI Olimpíada de Ciências da Flona de Caxiuanã, que acontece de 13 a 19 deste mês.
Realizada na Estação Científica Ferreira Penna, uma das bases de pesquisa do Mpeg, a Olimpíada tem o objetivo de formar laços com a comunidade para desenvolver ações de educação sobre a biodiversidade e sustentabilidade.
Saiba mais
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Está localizado na cidade de Belém (PA). Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
A missão do Museu é realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Museu Goeldi
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















