Ciência e Tecnologia
Seminário debate desertificação e vulnerabilidade socioeconômica
Campina Grande (PB)
Nesta sexta-feira (10), às 14h, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realiza em Campina Grande (PB) mais uma edição do Programa Semiárido Em Foco. O pesquisador Valter Cardoso Tavares debaterá o tema "Desertificação e sua inter-relação com a vulnerabilidade socioeconômica de famílias rurais do Semiárido". Ele é integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Políticas e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A palestra surgiu a partir de uma pesquisa realizada com 10% das famílias rurais de São João do Cariri (PB). Por meio de questionários de avaliação, consultas em artigos, publicações em periódicos, dissertações, teses e livros, entre outros, foi possível a realização do diagnóstico socioeconômico e ambiental da região, analisando quatro dimensões da vulnerabilidade: às secas, social, econômica e tecnológica.
O Semiárido é a região brasileira mais afetada e geoecologicamente predisposta à desertificação. O desmatamento e as práticas agrícolas inadequadas contribuem muito para o agravamento do fenômeno. O município de São João do Cariri apresenta sérios sinais de degradação.
Sobre o Semiárido em Foco
O Semiárido em Foco é um programa que integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento no Semiárido Brasileiro (Sigsab), com o objetivo de democratizar e difundir pesquisas, experiências e conceitos associados ao campo da ciência, tecnologia e inovação para contribuir com o desenvolvimento da região semiárida.
Organizado em forma de palestras, proporciona um espaço para que pesquisadores, técnicos, agricultores e qualquer pessoa que atue para o desenvolvimento das potencialidades do Semiárido possam discutir e debater temas relacionados à região.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















