Ciência e Tecnologia
Software do Inpe atinge marca de 200 mil usuários
Sensoriamento e mapeamento
O Spring, software livre desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), ultrapassou em setembro a marca de 200 mil usuários nesta quarta-feira (8). Destinado a aplicações de sensoriamento remoto e mapeamento, o sistema de informação geográfica é o mais utilizado no Brasil por pesquisadores e estudantes.
Com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais, o Spring pode ser utilizado em áreas diversas como agricultura, gestão ambiental, estudos de florestas, geografia, geologia, planejamento urbano e regional.
O software é utilizado também por usuários da Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Portugal, França, México, Peru, Índia, Venezuela, Itália, Chile e Alemanha, entre outros países.
Saiba mais
Os principais objetivos da ferramenta são construir um sistema de informações geográficas para aplicações em Agricultura, Floresta, Gestão Ambiental, Geografia, Geologia, Planejamento Urbano e Regional, além de tornar amplamente acessível para a comunidade brasileira um SIG (Sistema de Informações Geográfica) de rápido aprendizado.
O SSpring também busca fornecer um ambiente unificado de geoprocessamento e sensoriamento remoto para aplicações urbanas e ambientais; ser um mecanismo de difusão do conhecimento desenvolvido pelo INPE e seus parceiros, sob forma de novos algoritmos e metodologias.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















