Ciência e Tecnologia
Audiência pública discute Programa Espacial Brasileiro
Tecnologia e inovação
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza, nesta terça-feira (18), a audiência pública para debater o Programa Espacial Brasileiro.
O tema é a implantação do Satélite Geoestacionário de Defesa e de Comunicação (SGDC) e dos Satélites de Coleta de Dados (SCDs). A audiência, requerida pelo senador Anibal Diniz (PT-AC), teve início às 8h30, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa, no Senado Federal, em Brasília (DF).
Transmissão de dados
O satélite geoestacionário, programado para estar em órbita terrestre em 2016, ampliará a cobertura das redes de dados nacionais, alcançando municípios que hoje têm dificuldade para acesso à telefonia e à internet, e dificultará a interceptação de dados estratégicos, além de proporcionar demanda por tecnologia desenvolvida no país. O tema foi discutido em 2013 em audiência da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Foram convidados para o debate:
Representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); do Ministério da Defesa (MD); da Visiona Tecnologia Espacial, empresa responsável pela integração do sistema do satélite; da Telecomunicações Brasileiras (Telebrás), do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















