Ciência e Tecnologia
Estudantes conhecem pesquisa agropecuária em Macapá (AP)
Popularização da ciência
O universo da pesquisa agropecuária foi apresentado pela Embrapa Amapá a um grupo de alunos da Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino, em Macapá (AP), nesta última segunda-feira (17), como parte das atividades alusivas à 11ª Semana de Ciência e Tecnologia, evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A escola participou da visita aos laboratórios e campo experimental com uma turma de ensino médio composta de quase 20 alunos e a professora Mikaela Araújo.
"Os alunos, com certeza, levarão para o resto da vida este aprendizado da visita. É uma forma de mostrar para eles, de uma forma dinâmica e fora da sala de aula, como esse trabalho da Embrapa influencia na vida cotidiana deles", afirmou a professora.
De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Junior, a programação teve como objetivo apresentar aos alunos o funcionamento dos laboratórios e o ambiente de campo de vários experimentos que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa Amapá, a fim de contribuir para a popularização do conhecimento científico e despertar o interesse pela ciência agropecuária.
Atividades
A visita iniciou na sede instituição, localizada na rodovia Juscelino Kubitschek, em Macapá. Inicialmente os estudantes receberam exemplares da Revista XXI – Ciência para a Vida, editada pelo setor de comunicação da Embrapa.
Em seguida, os visitantes conheceram o viveiro de cultivo de peixes e camarão e ouviram uma apresentação do analista Daniel Montagner sobre as pesquisas desenvolvidas na área de piscicultura e pesca, como técnicas de criação e estudos sobre a produção de ração.
Além disso, também visitaram as novas instalações dos laboratórios de Proteção de Plantas, onde os analistas Leandro Damasceno e Adriana Bariani explicaram sobre as normas de segurança em laboratórios e a importância de estudar pragas, fungos e bactérias que prejudicam o desenvolvimento da agricultura.
A segunda parte da visita ao mundo da pesquisa agropecuária foi realizada no Campo Experimental de Fazendinha, onde conheceram in loco os experimentos de cupuaçuzeiros, um minhocário e o viveiro de mudas de diversas espécies florestais.
Para explicar e responder as dúvidas dos estudantes, acompanharam a visita o supervisor da Agenda de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, Aderaldo Gazel e o pesquisador Wardsson Costa, que atua na área de agroecologia.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















