Ciência e Tecnologia
Mesa-redonda no Insa discute telemedicina e políticas de saúde
Semiárido
O Semiárido em Foco desta sexta-feira (14) promoverá uma mesa-redonda sobre "Ciência e saúde no Semiárido brasileiro". A discussão ocorrerá às 14h, no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB).Um dos temas a serem tratados é o da telemedicina ou telessaúde, ferramenta que tem tornado os serviços de saúde mais acessíveis às pessoas que vivem mais distantes dos grandes centros e ainda não dispõem de certos tipos de especialidades médicas em suas comunidades.
A telemedicina é um serviço oferecido por profissionais da área da saúde que fazem intercâmbio de informações utilizando tecnologias da informação e da comunicação para promoção, proteção, redução do risco da doença e outros agravos. Também possibilita uma educação continuada de profissionais da saúde e contribui para facilitar pesquisas, avaliações e gestão da saúde.
O serviço já representa impactos sociais significativos em alguns estados e regiões, como o interior do Amazonas, onde comunidades ribeirinhas têm realizado exames e consultas médicas especializadas por satélite, por meio da integração de seus municípios às redes de saúde à distância.
Além de beneficiar a população, esses serviços representam economia de recursos aos cofres públicos e apresentam potencial para serem implantados no Semiárido brasileiro e prover a saúde da população da região de maneira mais eficaz.
Outros pontos
Na atividade também serão discutidos temas como saúde pública, processos de gestão de programas e serviços, saúde preventiva e relação dos saberes científico e popular. A mesa será composta pelos professores Sônia Maria Barbosa de Souza e Erinaldo Antonio Duarte Guimarães, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e pelo gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, Hélio Azevedo Fernandes Filho.
Os médicos Teresa Perdomo, Rafael Lott e Jorge Aria, que atuam em comunidades rurais do Semiárido, farão relatos de experiências de sua atuação em comunidades da região.
Fonte:
Ministério de Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















