Ciência e Tecnologia
Ministério de C&T recebe homenagem da Unesco
Cooperação técnica
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz recebeu uma homenagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado nesta última segunda (10), em Brasília (DF). A homenagem foi nesta terça-feira (11).
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que completou 60 anos, também foi homenageado na figura de sua diretora, Cecília Leite Oliveira, pela parceria em projetos de fomento científico.
"A cooperação técnica entre o MCTI e a Unesco no Brasil foi orientada nesses 15 anos para a formulação e a implantação de políticas que contribuam com a construção de uma sociedade mais sustentável", afirmou o coordenador do setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Ary Mergulhão.
"Estou muito satisfeito de estar aqui na casa da ciência da sede das Nações Unidas", agradeceu o ministro. Durante seu pronunciamento, Campolina ressaltou que o País investe cada vez mais em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), mas disse que ainda há muito a fazer.
"Os desafios não são poucos. Quando a gente pega a imprensa nacional e internacional, a gente vê como o mundo está vivendo uma fase de muitas dificuldades econômicas, políticas, o que aumenta a nossa responsabilidade", afirmou.
O representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, fez menção à posição do governo brasileiro em relação a ciência, tecnologia e inovação. "O Brasil tem cada vez mais adotado políticas mais claras e investido muito em ciência valorizando a imagem do cientista e do pesquisador", afirmou.
Parceria
O apoio e o aprimoramento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil têm sido a base de cooperação entre o MCTI e a Unesco. Entre os resultados recentes estão o apoio ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) e o desenvolvimento de projetos para popularização da ciência e educação científica por meio de feiras e exposições.
Em conjunto com o Ibict, destaca-se o empenho em promover a Política Nacional de Gestão da Informação, por meio de projetos como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A iniciativa integra os sistemas existentes nas universidades nacionais de ensino e pesquisa e estimula o registro em meio eletrônico, aumentando a visibilidade da produção cientifica brasileira no País e no mundo.
Ciência pela paz
Escolhido pela Unesco em 2001, 10 de novembro é a data que celebra o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. O objetivo da comemoração é debater assuntos relacionados aos impactos da pesquisa e dos avanços da ciência e da tecnologia, além de contribuir para fortalecimento da iniciação científica de estudantes de ensino médio.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















