Ciência e Tecnologia
Museu Goeldi leva experiências ao Fórum Nacional de Museus
Belém (PA)
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o mais antigo museu amazônico, apresentará sete experiências e uma nova atração durante o 6º Fórum Nacional de Museus (FNM). O evento acontece de segunda-feira (24) até sexta (28), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).
O museu é um dos apoiadores e sediará, no domingo (23), a abertura da 4ª Teia da Memória, um evento paralelo que agrega pontos de memória do Brasil. O FNM é um espaço para refletir sobre a complexidade e os novos papéis assumidos pelos museus ao longo do tempo, e deliberar sobre diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM). Esta edição do evento, que é bianual, traz o tema "Museus criativos". O assunto propõe o debate sobre a atuação interdisciplinar e a função social dos museus para promover o diálogo com as comunidades das quais fazem parte. Além disso, o tema insere a discussão sobre as possibilidades que a criatividade pode agregar à gestão de museus.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, o FNM tem em sua programação minicursos, painéis, conferências, apresentações de comunicações coordenadas e reuniões de grupos de trabalho, entre outras coisas.
A Teia da Memória será aberta no Parque Zoobotânico do MPEG. "É um momento de cultura, entretenimento e troca de saberes", diz a educadora do Museu Goeldi Helena Quadros, integrante da comissão organizadora da Teia, representando o MPEG e o Ponto de Memória da Terra-Firme.
De segunda em diante, a Teia será realizada no Hangar, ao final da programação do dia. A programação cultural será garantida por dois grupos de Belém.
O coletivo Casa Preta, do bairro da Terra Firme, fará uma apresentação de percussão com interação do público, que também poderá tocar os instrumentos. E, na terça, último dia do evento paralelo, a apresentação cultural fica por conta do grupo de Carimbó Águia Negra, do Ecomuseu da Amazônia, distrito de Icoaraci.
Durante o fórum, o Museu Goeldi também fará apresentações de trabalhos, por meio de comunicações orais e pôsteres.
Serão apresentadas as seguintes experiências:
"O dispositivo educativo como diferencial dos museus científicos: o caso do Museu Goeldi", "Andiroba e copaíba: do uso medicinal a um estudo educacional no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi", "A coleção didática de paleontologia do MPEG: o contato das crianças da Floresta Nacional de Caixuanã", "Trilha interpretativa: em busca da seringueira, a saga do ouro branco", "Um ponto de memória ou um museu na Terra Firme? Belém (PA)" e "Aos passos da onça-pintada: uma trilha didática e criativa".
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















