Ciência e Tecnologia
Palestra discute desastres naturais e mudanças climáticas
Apoio à pesquisa
Pesquisadores do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) participaram de uma palestra sobre modelos e experiências de cálculos dos fluxos e descargas de águas provenientes de fortes chuvas nos cruzamentos de ruas, que podem provocar inundações urbanas. O encontro aconteceu na terça-feira (11).
A palestra foi ministrada pelo professor Richard John Perkins, da Universidade de Lyon (França). O evento discutiu metodologias de monitoramento de desastres naturais e de mudanças climáticas e faz parte do projeto "Vulnerabilidade, impactos e adaptação".
A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A programação é realizada em São José dos Campos (SP), sede do Cemaden, com a presença de pesquisadores de renome nacional e internacional na área.
Troca de experiências
Perkins apresentou simulações numéricas dos fluxos das águas para prever a distribuição das águas pluviais nos cruzamentos de ruas das cidades.
Ao final, houve um debate por videoconferência no qual os pesquisadores discutiram e trocaram experiências referentes a metodologias de monitoramento e previsão das inundações urbanas, abordando aspectos práticos aplicados nas pesquisas brasileiras.
"A comparação dos dados experimentais apresentados demonstra grande potencial na prevenção de inundações urbanas", avalia o coordenador geral de Monitoramento e Operação do Cemaden, Eduardo Mário Mendiondo.
"As parcerias entre a Universidade de Lyon e o Cemaden contribuem para ampliar as condições de monitoramento do fluxo das enxurradas urbanas, levando as questões até a sociedade, no planejamento e nas obras urbanas, para prevenção de inundações nas cidades".
O projeto temático prevê novas palestras ainda em novembro: nos dias 20, 24 e 26, respectivamente, com os pesquisadores Maarten Krol, da Universidade de Twente (Holanda), Emmanouil Anagnostou, da Universidade de Connecticut (EUA) e Yosuke Yamashiki, da Universidade de Kyoto ( Japão).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















