Ciência e Tecnologia
Parceria garante custo zero em certificados digitais
Inovação tecnológica
Um acordo firmado entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a GlobalSign, fornecedora de certificados digitais, vai oferecer maior segurança e custo zero na emissão de certificados para instituições clientes da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu).
Antes do acordo, as universidades precisavam comprar os certificados referentes a seus domínios. Cada um deles custava cerca de R$ 1.000 e tinha validade de um ano. Agora as instituições clientes podem emitir gratuitamente os próprios certificados digitais.
Por meio dessa parceria, iniciada em 2013, a cadeia de certificação dos domínios dessas instituições já ficará publicada nos principais navegadores e aplicações, evitando, com isso, mensagens indicando que o certificado não é válido.
O serviço teve seu piloto iniciado no primeiro semestre de 2014 e, a partir de outubro, foi disponibilizado para as demais instituições.
Avanço
A emissão de certificados garante a autenticidade da página. O teste foi realizado durante quatro meses em cinco locais. Nesse período, foram examinados o processo de adesão, o suporte e a emissão do certificado, além da sua utilização nos servidores das instituições. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participou do projeto piloto e já vê resultados.
"Com esse serviço, entregamos de forma simples esse recurso de segurança. É uma tecnologia que custa caro para manter e a RNP praticamente resolveu a questão", disse o diretor de Segurança da Informação da UFRGS, Afonso de Araújo Neto.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















