Ciência e Tecnologia
Pesquisadores recebem treinamento para avaliação de sistemas de produção
Transferência de tecnologia
Pesquisadores e analistas da Embrapa Amapá participam nos dias 3 e 4 de dezembro, em Macapá (AP), de uma capacitação sobre caracterização e avaliação econômica de sistemas de produção com uso do software Avetec.
O treinamento faz parte de um projeto componente da Rede de Pesquisas Fluxus, que estuda a emissão de gases de efeito estufa e balanço de carbono em sistemas de produção de grãos no Brasil.
Os instrutores da capacitação são os pesquisadores Rosana do Carmo Nascimento Guiucci, da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da sede da Embrapa; Ana Laura dos Santos Sena, da Embrapa Amazônia Oriental (Pará) e Jair Carvalho dos Santos, da Embrapa Amazônia Ocidental (Amazonas).
Programação
Como parte da programação, serão abordados temas como a metodologia de avaliação dos sistemas de produção agropecuários (teoria e princípios), levantamento de dados, além de exercícios práticos de cálculo e interpretação de indicadores de eficiência econômica utilizando a planilha Excel.
A tecnologia a ser trabalhada durante o treinamento, como estudo de caso, é o manejo de mínimo impacto de açaizais nativos, desenvolvida pela Embrapa Amapá. A Embrapa Amapá realiza esta capacitação, em parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite, sediada em Campinas (SP) e Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (SGI).
Análise climática
A Rede de Pesquisas Fluxus é liderada pela Embrapa Arroz e Feijão (Goiás). Um dos objetivos é avaliar a dinâmica de fluxos de gases de efeito estufa, fatores de emissão e o balanço de carbono em sistemas de produção de grãos no bioma Amazônia.
No âmbito do Amapá, a pesquisa viabiliza análises de gases de efeito estufa em sistemas de produção de milho, soja, feijão-caupi e arroz cultivados em amostras coletadas no Campo Experimental do Cerrado, localizado no km 45 da BR-156, e em áreas de produtores.
A Embrapa Amazônia Oriental (Pará) dispõe de equipamento para análise das coletas realizadas pela Embrapa Amapá. Trata-se de um cromatógrafo gasoso, usado para analisar o teor de metano e oxido nitroso, além de possibilitar o estudo do impacto de sistemas de uso da terra sobre a emissão de gases de efeito estufa a partir do solo.
Os resultados esperados servirão para compor um banco de dados que será correlacionado com o fluxo de gases, especialmente metano, gás carbônico e óxido nitroso. Outra atividade de responsabilidade da Embrapa Amapá é a mensuração do fluxo de gases traco na cultura do milho, em sistema convencional e na palha, durante quatro anos.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















