Ciência e Tecnologia
Projeto avalia nível de mercúrio no Rio Negro
Pesquisas da Amazônia
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participa de uma expedição técnico-científica pela bacia do Rio Negro para avaliar a quantidade de mercúrio nas águas da região.
O projeto "Biomarcadores de toxidade do mercúrio aplicados ao setor hidrelétrico na região Amazônica" visa desenvolver e validar as metodologias em busca de uma metaloproteína que possa ser um biomarcador de toxidade do mercúrio em peixes e em seres humanos.
A pesquisa será executada com pesquisadores das universidades de Brasília (UnB), Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista, por meio do Instituto de Química de Araraquara (IQ-Ar/Unesp) e da empresa Venturo Análises Ambientais.
A primeira etapa consiste na coleta de amostras de peixes e de leite materno para o desenvolvimento dos estudos. As coletas de amostras de leite materno serão feitas na comunidade do Livramento, situada na margem esquerda do Baixo Rio Negro; no Igarapé do Tarumã-Mirim, na Reserva Sustentável do Tupé; e em Santa Izabel de Apuaú, localizada no Médio Rio Negro, distante de Manaus aproximadamente três horas.
As amostras de peixe, especificamente o tucunaré (Cichla spp.), serão coletadas nas proximidades da comunidade de Carvoeiro, no Médio Rio Negro, próximo ao município de Barcelos. As atividades começaram no dia 20 de outubro e prosseguiram até domingo (2).
"Quando tivermos identificados os biomarcadores da toxicidade do mercúrio será possível criar indicadores de vigilância ambiental rápidos e seguros, pois é importante para o setor hidrelétrico ter informações das reais alterações do ambiente e fazer um desenvolvimento mais sustentável possível", ressalta o pesquisador da UnB e coordenador do projeto, Luiz Fabricio Zara.
O projeto tem duração de quatro anos e começou em 2013 pela bacia do Rio Madeira, em Rondônia. A pesquisa será desenvolvida em três eixos temáticos: aspectos ambientais e a dinâmica do mercúrio; metalômica e ictiofauna; metalômica e leite materno. A metalômica é uma ciência nova que agrega a química analítica, bioquímica e química inorgânica.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















