Ciência e Tecnologia
Reunião com parceiros do Brasil sem Miséria discute sistema hídrico
Tecnologia social
Estratégias para implantação de infraestrutura hídrica em comunidades assistidas pelo Plano Brasil sem Miséria foram discutidas em reunião realizada, na última sexta-feira (7), pelos vários parceiros do projeto nos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
A ação é um dos três projetos transversais do plano, ao lado dos projetos de criação de galinha caipira e de plantio de mandioca.
Conforme a supervisora de demandas de articulação de sistemas de produção familiar da Diretoria-Executiva de Transferência de Tecnologia, Kilvia Craveiro, devem ser adotadas tecnologias como cisterna de calçadão, cisterna de enxurrada, cisterna de consumo e barragem subterrânea.
Acordo
A implantação de tecnologias sociais para conviver com a estiagem foi acertada em acordo assinado no dia 9 de outubro entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e a Embrapa.
A pesquisadora Helenira Marinho explica que a ação tem como objetivo amenizar as consequências da seca que vem afetando o Nordeste e é considerada a maior dos últimos 50 anos.
"Essa estiagem duradoura poderá ser um fator de expulsão determinante para mais um esvaziamento dos espaços rurais", disse.
Participaram da reunião, representantes da Embrapa Meio Norte, da Embrapa Caprinos e Ovinos, da Embrapa Semiárido, da Embrapa Agroindústria Tropical, da Diretoria-Executiva de Transferência de Tecnologia, do Departamento de Transferência de Tecnologia, do Ministério do Desenvolvimento Social, da Fundação Agente (PI), da Diaconia (RN), da Fetraece (CE), da Emater (RN), do Instituto Flor do Pequi (CE) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (CE).
A reunião foi acompanhada pelo chefe de TT da Unidade, Marlos Bezerra. No dia 24 de novembro, haverá outra reunião para discutir o tema em Cruz das Almas, com as entidades da Bahia.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















