Ciência e Tecnologia
Simpósio debaterá desafios da pecuária de precisão no Brasil
Agropecuária
O Simpósio Brasileiro de Pecuária de Precisão acontecerá em Campo Grande (MS) entre os dias 26 e 28 de novembro. O encontro é promovido pela Embrapa Gado de Corte, Unidade vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Objetivo é analisar a bovinocultura de corte no campo e debater melhorias de infraestrutura na área no País. Dessa forma é importante avaliar possíveis soluções afim de reduzir perdas e potencializar resultados.
Participantes
A quinze dias do início, o encontro aplicada à bovinocultura de corte já está com 80% das vagas preenchidas, mas ainda há espaço para a inscrição de novos participantes interessados em aprofundar-se no tema.
Segundo a comissão organizadora, os participantes são, em sua maioria, dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e foram submetidos 39 trabalhos principalmente nas áreas de softwares aplicados à pecuária de corte e soluções tecnológicas para gestão e manejo da propriedade.
Programação
A programação está fechada e foi elaborada com a proposta de reunir pesquisadores, professores, alunos, técnicos e produtores atuantes no segmento.
O painel de abertura no dia 26 terá como temática a "Contextualização da pecuária de precisão e seus desafios", com os pesquisadores Pedro Paulo Pires, que desenvolve há mais de 15 anos projetos em busca de instrumentos para adoção em propriedades rurais, como o chip umbilical com termômetro, o colar com GPS e a balança de passagem.
Além disso haverá a presença do coordenador do Nespro e dos programas de pós-graduação em Zootecnia e Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Júlio Otávio Jardim Barcellos.
Para Barcellos, um dos grandes desafios da pecuária de precisão "é certamente a melhoria da infraestrutura do país, envolvendo os sistemas de comunicação e uma fonte de energia elétrica mais estável no meio rural".
O Simpósio conta com o apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect/Seprotur) e o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Coimma.
Mais informações podem ser adquiridas por email ou pelo site da Embrapa Gado de Corte.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















