Ciência e Tecnologia
Centro tecnológico do Instituto Mamirauá promove formação ampla
Capacitação
Aulas, práticas e projetos fazem parte da formação no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Tecnologias Sociais da Amazônia, do Instituto Mamirauá. As aulas são moduladas e organizadas semanalmente.
Além de disciplinas comuns aos currículos regulares de ensino médio, os estudantes têm aulas com temáticas variadas e participam de atividades de extensão e pesquisa promovidas pelos técnicos e pesquisadores do instituto.
"A proposta pedagógica do CVT parte de dois princípios: pedagogia de projetos, construídos a partir das demandas, necessidades, experiências e conhecimentos que os estudantes buscam ter; e a abordagem da prática, onde o conhecimento teórico dialoga com atividades em campo", aponta o gestor do centro vocacional tecnológico, Sandro Augusto Regatieri.
A interação dos alunos com as atividades de pesquisa e extensão contribui para a construção do currículo.
"As demandas deles surgem quando eles vão para campo. A problematização, a vontade de buscar um novo conhecimento, as dúvidas e os questionamentos surgem nas atividades práticas", acrescenta.
Após as atividades de campo, os alunos preparam o repasse da experiência para os colegas que não participaram, refletindo sobre o que vivenciaram. A turma também faz a sua análise.
Conforme essas questões ganham corpo, o currículo do CVT é construído. Um exemplo são as aulas de legislação sobre associativismo que ocorreram em novembro. "Está sendo importante porque a gente não conhecia nada sobre a legislação, estamos tirando nossas dúvidas", conta o aluno Raimundo Moreira.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















