Ciência e Tecnologia
Confira a agenda científica de 1º a 5 de dezembro
Programação
Termina nesta segunda-feira (1º) o período de inscrições do processo seletivo para o curso de pós-graduação em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas. O curso é gratuito e oferecido pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) aos países membros da organização e a toda a comunidade de profissionais de proteção radiológica do Brasil.
Os participantes devem ter formação superior em Engenharia, Física, Química, Biologia, área da Saúde e afins. O conteúdo programático aborda aspectos técnicos e científicos, além de recomendações e normas nacionais e internacionais sobre proteção radiológica.
A ficha de inscrição, currículo ou currículo Lattes e cópia autenticada do diploma de graduação devem ser enviados para o e-maildienpird@gmail.com. Mais informações no site do IRD.
Exposição
Também a partir desta segunda-feira (1º), a exposição "Leonardo da Vinci - maravilhas mecânicas", do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), estará aberta ao público no Museu Bi Moreira na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras (MG).
Os visitantes poderão conferir um lado nem tão explorado deste gênio do Renascimento italiano, que criou máquinas precursoras do helicóptero, da asa-delta e do relógio moderno. A exposição exemplifica, através de réplicas de alguns de seus projetos, como a sua visão foi revolucionária.
A entrada é gratuita. Para agendamento de visitas escolares e outras informações preciso entrar em contato pelo telefone (35) 3829-1205.
Física
O Colóquio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) traz como convidado, na terça-feira (2), às 16 horas, o pesquisador Marco Cremona, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que abordará o tema "LEDs e OLEDs: a iluminação do século 21".
Cremona é professor no departamento de Física da PUC e doutor em Física. Trabalhou durante oito anos no centro de pesquisa ENEA de Frascati (Itália), na área de espectroscopia óptica, caracterização de materiais, superfícies e filmes finos.
A entrada é franca e aberta ao público. Mais informações no site do CBPF.
Tecnologia
Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) participa, em Belém, do 1º Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia Oriental, no qual a unidade de pesquisa do MCTI exibirá cinco projetos na Vitrine Tecnológica.
O evento reunirá instituições de ciência, empresas e a sociedade e será um momento de apresentação dos resultados de pesquisas científicas geradas nas instituições amazônicas de ciência e tecnologia e de estímulo à transferência destas tecnologias para empresas e organizações nacionais e internacionais.
ArteCiência
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) e a Universidade de Brasília (UnB) e realizam, na terça (2), no auditório da Faculdade de Ciência da Informação, o Seminário Internacional ArteCiência.
No encontro, que acontece de 9 horas às 11 horas, haverá as palestras "Le centre d'Archives du mundaneum: les sources d'une aventure documentair", proferida pela diretora do Centre d'Archives do Mundaneum (Bélgica), Stéphanie Manfroid, e "Teoria, epistemologia e interdisciplinaridade em ciência da informação", ministrada pelo professor doutor Rafael Capurro.
Para mais informações acesse o site do instituto.
Inovação
Também na terça-feira (2), será realizada a 7ª Edição do Abimaq Inova, na sede da Abimaq, em São Paulo. Patrocinado pela Finep, o evento é organizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Ipdmaq), em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Ambas as instituições atuam para fortalecer no âmbito nacional a competitividade das empresas do setor de bens de capital.
O evento pretende levantar reflexões sobre a indústria do futuro e para tanto mobilizará as empresas para a Manufatura Avançada – BK Inteligente –, que compreende o desenvolvimento de processos industriais, projetos de fábricas e sistemas integrados de tecnologia da informação e comunicação.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereçoipdmaq@abimaq.org.br ou pelo número 0800 770 0897.
Copa
Acontece na quarta-feira (3) e quinta-feira (4), no auditório do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, o Seminário Copa 2014: Legados para o Brasil, nome também da publicação que será lançada no evento pelo ministro dos esportes, Aldo Rebelo, e pelo secretário executivo da pasta, Luiz Fernandes.
A publicação traz dados relativos à herança da Copa do Mundo, realizada em junho e julho deste ano. As informações do caderno são resultado de estudo feito pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). No evento, organizado pelo CGEE, haverá o lançamento, também, da Plataforma de Legados dos Grandes Eventos Esportivos, na qual os dados do estudo estarão disponíveis online para consulta do público.
Petróleo e gás
Também na quinta, no Rio de Janeiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realizam o seminário internacional Oil and Gas Offshore Safety. O evento reunirá especialistas nacionais e estrangeiros, representantes de empresas e associações ligadas ao setor, agências e órgãos governamentais, instituições de pesquisa e universidades.
Pelo MCTI, participam do workshop gestores da Coordenação de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) e da Finep. O seminário tem por objetivo promover parcerias laboratoriais, industriais e governamentais e projetos internacionais relacionados com segurança offshore, além de entendimentos entre o Brasil e a União Europeia para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas no período 2015-2016.
Desenvolvimento sustentável
Sensibilizar as academias de ciências do mundo para que ajudem a mobilizar as comunidades científicas de seus países, buscando envolvê-las na construção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Esse é o principal objetivo da conferência internacional Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: um Chamado para a Ação, que será realizada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, de quarta-feira (3) ao dia 5.
Cientistas de várias partes do mundo e do Brasil participarão do evento, que é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição. As palestras serão em inglês e não haverá tradução simultânea. Leia mais.
Pós-graduação
Termina na sexta (5) o prazo para submissão de candidaturas à bolsa de pós-doutorado em astrofísica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP). Podem se inscrever doutores em física, astronomia ou áreas afins.
A bolsa, com valor mensal de R$ 4.000,00 e possibilidade de duração de até três anos, deve ser implementada entre fevereiro e abril de 2015 e destinada ao desenvolvimento de projeto em uma das áreas de pesquisa em astrofísica no Inpe.
Confira o anúncio de oportunidade em português ou em inglês.
Meio ambiente
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) exibe, na sexta (5), o documentário "Geo 2 Bi Roraima Tepui", seguido de palestra, às 15 horas, no auditório da unidade, em Petrópolis (RJ).
O filme é o segundo documentário do diretor Ricardo Braun sobre o Monte Roraima. Desta vez, o diretor mescla exclusivas imagens com depoimentos de pessoas que estiveram no Tepui em expedições.
Inscrições: eventos@lncc.br ou pelos telefones: (24) 2233-6101 ou 2233-3245
Premiação
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza no dia 5 de dezembro a cerimônia de entrega da Menção Honrosa Rio Negro a três pesquisadores, como reconhecimento aos trabalhos dedicados ao desenvolvimento e avanço da pesquisa científica, tecnológica e de inovação na região amazônica.
Um dos agraciados deste ano é o doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Antônio dos Santos, pesquisador do Inpa durante 33 anos, na área de Recursos Hídricos, e atual gestor de Estudos Amazônicos da Fundação Rede Amazônica. Outra homenageada com a Menção Honrosa é a pesquisadora do Inpa, a doutora em Ecologia de Invertebrados Terrestres, Elisiana Pereira de Oliveira, vinculada à coordenação de Dinâmica Ambiental (Cdam).
O professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro Moreira, também receberá a Menção Honrosa Rio Negro. O pesquisador que é doutor em Física desenvolve atividades nas áreas de ensino de física e divulgação científica. A solenidade de entrega da honraria será no Auditório da Ciência, às 19 horas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















