Ciência e Tecnologia
Curso aborda energia solar e rádios comunitárias
Capacitação
O projeto Energia solar nas ondas do rádio irá oferecer, em março, um curso de capacitação a 120 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, da cidade de Tefé (AM).
A iniciativa será realizada ao longo de dois anos, com seis cursos de 110 horas/aula cada, com foco em sistemas fotovoltaicos capazes de gerar energia solar para o funcionamento de uma rádio comunitária.
Cada turma será composta por 20 alunos e o curso segue as diretrizes da Formação Inicial Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A divulgação do projeto deve começar em janeiro, em escolas do ensino fundamental, médio e técnico e nos bairros da área urbana e rural de Tefé. A expectativa é a de que o processo de seleção dos alunos seja iniciado na segunda quinzena de fevereiro.
Os candidatos devem preencher um formulário com perguntas básicas e qualitativas sobre as duas temáticas: energia renovável e comunitária. A segunda etapa envolverá a avaliação de uma banca de especialistas na área.
"A intenção é contemplar jovens que possam ter experiência em rádios comunitárias de áreas urbanas e rurais", informa a coordenadora.
Segundo ela, o primeiro curso está programado para iniciar em março do ano que vem. O projeto é financiado pela Petrobras e foi selecionado a partir de edital lançado pela empresa, em agosto de 2013, direcionado a iniciativas que promovam a integração com a comunidade, a geração de renda e oportunidades de trabalho.
Conteúdo programático
- Energia renovável;
- Rádio comunitária; e
- Radiojornalismo comunitário.
O curso envolve aulas teóricas e práticas, nas quais serão oferecidos conteúdos como conceito e história da energia renovável; os diferentes tipos existentes de energia, com foco especial no sistema fotovoltaico; comunicação comunitária; redação e locução, entre outros.
O conteúdo das aulas práticas envolve temas como instalação, geração e manutenção de energia fotovoltaica e dos sistemas de rádio comunitária por alto falante.
O projeto também prevê a utilização de kits de energia solar (composto de placa, controlador de carga, baterias, luminárias e suporte dos módulos) e de rádio comunitária (com alto falante, amplificador, microfone, quatro notebooks e mesa de mixagem), além de equipamentos para a produção das reportagens, como tablets e gravadores.
"A ideia é que, ao final dos seis cursos, todo esse material seja doado aos jovens e os kits sejam repassados às rádios comunitárias para o bairro rural ou para a comunidade", acrescenta Dávila.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















