Ciência e Tecnologia
Projeto Saberes do Cerrado lança revista eletrônica
Inovação e pesquisa
O Projeto Saberes do Cerrado lançou a revista científica Heringeriana on-line e o aplicativo para dispositivos móveis DF100Fogo. A iniciativa do Jardim Botânico de Brasília (JBB) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), conta com apoio da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
O objetivo é elaborar produtos, programas e ações para disseminar a importância de preservar o Cerrado. A cerimônia de apresentação dos produtos, aconteceu na última sexta-feira (19).
Durante o evento, a diretora do Ibict, Cecília Oliveira Leite, destacou a relevância da parceria entre instituto e o JBB, com suporte de soluções tecnológicas da Ufscar e apresentou as ações do projeto em 2014, como a criação da Biblioteca Digital do Cerrado, que no momento, está em fase final de estruturação.
"A biblioteca é um dos principais instrumentos do projeto para a disseminação das informações sobre o Cerrado geradas pelo Jardim Botânico de Brasília e por outros agentes relevantes para a preservação desse bioma no DF", destacou Cecília.
Nova plataforma
O aplicativo para dispositivos móveis DF100Fogo é um dos produtos desenvolvidos pela parceria para, segundo a professora Regina Araújo, apoiar às ações das equipes de combate ao fogo do JBB.
"Criamos o aplicativo com o propósito de estimular a participação da sociedade na preservação do Cerrado. Ele visa a detecção e o monitoramento de fogo nas áreas de preservação ambiental", disse a pesquisadora da Ufscar.
O aplicativo deverá estar disponível no primeiro semestre de 2015. A ideia é que os usuários notifiquem o JBB sobre incêndios.
Representantes
Jeanitto Gentilini, diretor do JBB, salientou a importância do trabalho em conjunto realizado pelas três instituições. "A cooperação entre Ibict, JBB e Ufscar está rendendo importantes frutos, entre eles, a estruturação da Biblioteca Digital, que irá agregar todas as informações possíveis sobre o Cerrado".
A Ufscar foi representada pelas professoras Regina Araújo e Marilde Santos. De acordo com a professora Regina Araújo, a universidade apoia o Saberes do Cerrado com o intuito de executar ações que promovam a interação dos visitantes com o JBB.
"O objetivo é despertar no público mais interesse sobre as histórias e curiosidades do Jardim Botânico. Para isso, estamos trabalhando na criação de jogos interativos, programas e aplicativos", disse a professora.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















