Ciência e Tecnologia
RNP lança sistema de gestão de incidentes de segurança
Ferramenta
A partir desta segunda-feira (1º), as 1.250 instituições usuárias da rede Ipê passam a utilizar um novo Sistema de Gestão de Incidentes de Segurança (SGIS), idealizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O SGIS surge como uma importante ferramenta de apoio à gestão de incidentes de segurança das instituições, atividade coordenada nacionalmente pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS).
Até então, as instituições usuárias não dispunham de uma interface que permitisse o acompanhamento de seus incidentes de segurança, o que dificultava o processo de gestão de incidentes. Com o SGIS, as próprias instituições terão acesso a informações em tempo real, podendo agir de forma mais efetiva e rápida para solucionar os problemas identificados.
Segundo o coordenador de Gestão de Incidentes de Segurança do CAIS, Edilson Lima, a RNP espera aprimorar a cultura de tratamento de incidentes e reduzir drasticamente o tempo de resposta, tendo como público-alvo toda a comunidade de segurança da rede acadêmica brasileira.
"Com o lançamento do SGIS, fornecemos a mesma ferramenta para todas as instituições, independentemente do porte, maturidade em segurança ou recursos que tenham", explicou. "Agora, todas dispõem de uma ferramenta eficiente para a gestão de seus incidentes".
Como principais recursos, o sistema oferece um dashboard (espécie de painel de instrumentos) que sumariza os principais números associados aos incidentes de segurança, facilita a integração com outros sistemas, fornece mais praticidade e rapidez na resposta de incidentes, além de ser uma plataforma colaborativa para o compartilhamento de conhecimento pela comunidade de segurança da rede Ipê.
O Cais
Criado em 1997, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede Ipê, além de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes para a RNP e demais instituições a ela vinculadas.
Atualmente, atende 1.250 instituições, em maioria, centros de ensino e institutos de pesquisa em todo o país. Desde sua criação, o CAIS já notificou mais de 1,4 milhão de incidentes.
Sobre a RNP
Qualificada como uma organização social, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC).
A rede tem mais de 900 localidades conectadas e pontos de presença em 27 unidades da federação. São mais de 3,5 milhões de usuários de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de ciência e tecnologia, educação superior, saúde e cultura.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















