Ciência e Tecnologia
Candidatos a diretor apresentam suas propostas de gestão para o INT
Seleção
Diante do Comitê de Especialistas designado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) realizaram as apresentações públicas de suas propostas de gestão.
O evento ocorreu na última sexta-feira (23), no auditório Fonseca Costa, na sede do INT, no Rio de Janeiro (RJ). A abertura foi feita pelo diretor do instituto, Domingos Naveiro.
Por ordem de sorteio, falaram os candidatos Wladimir Rabelo Maia, Jorge Roberto Lopes dos Santos, Luiz Carlos Dionísio, Ralph Santos-Oliveira, Caetano Moraes, Fernando Cosme Rizzo Assunção, Carlos Alberto Marques Teixeira, Ronald Pinto Carreteiro e Fabio Moyses Lins Dantas.
O Comitê de Especialistas, responsável pelo processo, é presidido pelo ex-ministro Marco Antonio Raupp, atual diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Na ocasião, Raupp ressaltou a consolidação do processo do Comitê de Busca, fortalecido pela "composição de alto nível e altamente representativa e pela quantidade de candidaturas".
Os demais membros do Comitê são: o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela; o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada; e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), João Fernandes Gomes de Oliveira; além do secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Carlos Augusto Grabois Gadelha; e do tecnologista Alexandre Benevento Marques, representando os servidores do INT.
Entrevistas
Após as apresentações, os nove candidatos também foram entrevistados individualmente pelos integrantes do Comitê de Busca, que se reuniu após esse processo para consolidar as avaliações e estabelecer a lista tríplice que será encaminhada pessoalmente por Raupp ao ministro Aldo Rebelo, responsável pela escolha final.
De acordo com Raupp, para a seleção serão consideradas a demonstração da representatividade e da qualificação profissional do proponente para exercer a liderança da instituição e representar as políticas do governo no setor.
O subsecretário interino de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI, Kayo Julio Cesar Pereira, também participou das atividades e reforçou a importância do processo de escolha.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















