Ciência e Tecnologia
Governador do MA visita centro de lançamento de Alcântara
Tecnologia aeroespacial
O governador do Maranhão, Flávio Dino, visitou na quarta-feira (21) o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para conhecer a infraestrutura e projetos da unidade estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no País, instalada na Região Metropolitana de São Luís (MA).
Acompanhado do vice-governador, secretários e assessores, o governador foi recepcionado com honras militares pelo coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor do Centro, que fez uma apresentação institucional destacando o contexto atual, o panorama histórico e a organização sistêmica das atividades espaciais no Brasil.
Também foram abordados a infraestrutura, últimos avanços e principais operações de lançamento da organização militar.
A comitiva conheceu o Centro de Controle, a partir do qual são coordenadas todas as operações de lançamento e concentra profissionais responsáveis por estações remotas espalhadas por todo Centro.
Visitou o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) onde recebeu informações sobre os foguetes de treinamento, lançados com objetivo de manter a capacidade operacional das equipes e testar todos os meios e sistemas relacionados às campanhas de lançamentos.
Ainda no SPL, o governador conheceu os prédios de Controle e Preparação, Depósito de Propulsores, Preparação de Propulsores, Carregamento de Propelente Líquido, Preparação de Carga Útil, Depósito de Propulsores e o Centro de Controle Avançado (CAV), a Casamata, que abriga engenheiros e técnicos na área operacional, responsáveis pela segurança de área, preparação, montagem, transporte e integração dos veículos no lançador.
A visitação no SPL se encerrou na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélite (VLS), que tem a finalidade de colocar satélites em órbita equatorial a partir do CLA.
Oportunidades
“O objetivo da visita ao CLA é garantir uma sinergia, um estreitamento para que convênios concretos possam ser atraídos para o Maranhão, como por exemplo, a instalação de um polo tecnológico que se apoie na tecnologia aqui instalada e com isso possamos propiciar oportunidade de capacitação e de trabalho para a juventude do nosso estado”, disse o governador ao final da visita.
Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 1º de março de 1983, o CLA tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Pndae).
No Centro são realizadas importantes atividades do Programa Espacial Brasileiro como o Programa Microgravidade, quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras.
Em pouco mais de 30 anos, o Centro realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros em um total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, o CLA é conhecido como a Janela Brasileira para o Espaço.
Fonte:
Agência Espacial Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















