Ciência e Tecnologia
MCTI apresenta a agenda científica de 26 a 30 de janeiro
Programação
A semana de 26 a 31 de janeiro, trará diversas atividades e oportunidades em informática, pesquisa espacial, divulgação científica, empreendedorismo e coleta seletiva. A página da SNCT cadastra atividades de 2014, e a Redecomep inaugura rede em Campinas (SP).
Educação e pesquisa
Nesta segunda-feira (26), será inaugurada a Rede Metropolitana de Campinas, uma realização das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).
A cerimônia será realizada às 14h, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no município paulista. O projeto contribuirá para a ampliação das áreas de excelência, produção e difusão de conhecimento das instituições participantes.
A Redecomep é uma iniciativa dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio da Finep/MCTI.
A nova rede faz parte da fase 2 de expansão do programa Redecomep, que visa à criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades do interior do país.
Divulgação científica
A Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ) está com as inscrições abertas até terça-feira (27) para o curso de extensão em divulgação científica.
A iniciativa tem por objetivo motivar a análise crítica sobre a relação entre ciência, sociedade e mídia, bem como incentivar a prática da comunicação científica voltada para o público leigo, e o diálogo com os jornalistas, assessores de comunicação e profissionais da comunicação.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no endereço JBRJ/educação/extensão. Mais informações por correio eletrônico.
Planetário
Até o dia 31 é possível visitar a exposição O Brasil na Era Espacial, no Planetário de Brasília. A mostra, com entrada franca, reúne mais de 30 fotos das principais instituições envolvidas nas diversas atividades, estudos e pesquisas necessárias para a execução do Programa Espacial Brasileiro. É produzida pela Agência Espacial Brasileira (AEB) com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
No espaço, também estão expostas maquetes de seis modelos de foguetes, entre eles do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e Veículos de Sondagem Brasileiros VSB-30, além de outras réplicas. Confira os horários de funcionamento.
Start-Up Brasil
O prazo para qualificação de instituições de apoio ao processo de aceleração de empresas nascentes (startups) para o período 2015/2016 vai até o dia 31.
A terceira edição do edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Política de Informática (Sepin), visa qualificar até 12 aceleradoras para participar do programa Start- Up Brasil.
O processo de qualificação ocorrerá por meio de análise da proposta da instituição interessada. Para o processo de análise e qualificação será constituída uma banca composta por pelo menos cinco especialistas.
A divulgação dos resultados e a publicação das aceleradoras qualificadas estão previstas para março de 2015. As informações sobre o edital estão no site do programa.
SNCT
Também até o dia 31 o portal da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) continuará ativo para o cadastramento de instituições e atividades realizadas na edição do ano passado. O objetivo é que todos os estados cadastrem os eventos realizados durante a semana nacional, para que se tenha um diagnóstico mais exato da abrangência do evento em todo o País.
Até esta sexta-feira (23), mais de 97 mil atividades realizadas em 898 cidades brasileiras, com a participação de 920 instituições, foram cadastradas na página da SNCT. Neste ano, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no período de 19 a 25 de outubro com o tema "Luz, ciência e vida". Acesse o site da SNCT.
Coleta seletiva
A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) está com edital aberto para selecionar as cooperativas de coleta solidária que trabalharão em parceria com a empresa, em Itaguaí (RJ).
Podem participar associações, cooperativas ou redes de cooperativas para realizar coleta e recebimento de resíduos recicláveis da Nuclep, em sistema de rodízio.
O credenciamento será realizado pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Nuclep. Os documentos devem ser entregues até 9 de fevereiro, na fábrica da empresa. Para mais informações sobre o edital acesse o site da Nuclep.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















