Ciência e Tecnologia
Projeto Embrapa & Escola tem novidades para 2015
Educação ambiental
O Projeto Embrapa&Escola, oferecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Brasil, tem por objetivo despertar a consciência da ciência, tecnologia e agricultura para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) já recebeu mais de 36 mil alunos desde sua implantação, em 1997.
Os temas "território per capita, biocapacidade e contabilidade ambiental e o solo como fator ecológico" são as novidades para 2015. Ecologia é o estudo das relações entre organismos e o meio ambiente. As plantas que nos fornecem alimentos, fibras, madeiras e substâncias medicinais, dependem dos fatores ecológicos: clima, solo e biota (fauna e flora).
Este último fator inclui a atividade humana. Dentro desses princípios, o recurso ambiental solo será conceituado, mostrando-se não apenas as suas variabilidades quanto à composição e organização, mas também um conjunto de ilustrações (teórico-práticas) que facilitará o entendimento sobre as suas principais funções. Como síntese desse estudo, será destacado ainda a sua importância econômica e socioambiental.
Serão apresentados os conceitos básicos do tema, abordados com principal atenção à sua relação com a produção agropecuária. Os dados do Brasil são apresentados na forma de gráficos e mapas, com análise da dinâmica da agropecuária brasileira e como esse fenômeno está intimamente ligado ao tema em discussão.
Estatísticas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são utilizadas e a forma de acesso a elas é descrita. Também serão oferecidos alguns conceitos de sensoriamento remoto agrícola.
Outro tema tratado é a floresta e a necessidade desse bioma para a produção de água, mais especificamente nas matas ciliares e nas reservas legais, necessárias e obrigatórias em todas as propriedades rurais, além da importância da arborização urbana. Busca despertar nos alunos o cuidado que eles devem ter com as árvores e a natureza.
A polinização também faz parte do roteiro. No Brasil, que abriga ¼ de todas as espécies de abelhas existentes no mundo (cerca de 5.000), os agricultores, de um modo geral, se beneficiam desse serviço oferecido pela natureza gratuitamente, garantindo a produção de frutos e sementes.
É fundamental que conheçamos a enorme diversidade de abelhas existente em nosso País para garantirmos a sua conservação e, assim, assegurarmos a produção de alimentos necessária a nossa própria sobrevivência.
O Sítio Agroecológico, na própria unidade, também pode ser visitado. Ao ar livre, testemunham na prática algumas das pesquisas e ao entrar em contato com a natureza, percebem o verdadeiro sentido da preservação.
Assim, o Programa Embrapa Escola, desenvolvido junto aos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da região que solicitam visita, procura apresentar e discutir questões presentes no dia a dia dos estudantes e que merecem uma reflexão, com as ações educativas que estimulem a discussão e a proposição de ações concretas dentro de suas realidades e possibilidades.
- Leia a matéria completa.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















