Ciência e Tecnologia
Sistema de produção em SPD reduz uso de agrotóxicos
Inovação
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Germani Concenço e Rodrigo Arroyo, apresentarão, em Naviraí (MS), resultados parciais de três anos de pesquisa em sistemas de produção.
O projeto de pesquisa, "Análise técnica e econômica de sistemas de produção envolvendo a cultura do algodoeiro", liderado pelo pesquisador Fernando Mendes Lamas, da mesma Unidade da Embrapa, é uma parceria entre Embrapa Agropecuária Oeste, Fundação (MS) e Copasul com apoio financeiro da Agrisus.
Segundo Lamas, pelos resultados já obtidos, verifica-se drástica redução do insumo de inseticidas, fungicidas e herbicidas, o que contribui para redução dos custos de produção e maior estabilidade da produção.
A novidade dos estudos desse projeto é que "dependendo do sistema de produção, para a cultura da soja por exemplo, é feita apenas a dessecação e não se aplica mais herbicidas."
Nos experimentos que ficam localizados na Fazenda Santa Rosa estão sendo estudados vários sistemas de produção, envolvendo espécies de verão (algodão, soja e milho) e de outono-inverno (feijão, trigo, aveia, crotalárias, milho e milho + braquiária), tendo como fundamento o sistema plantio direto.
"As espécies utilizadas para cobertura do solo exercem marcante efeito sobre o controle de plantas daninhas, tema que será abordado durante o evento no dia 15 de janeiro", explica Fernando Lamas.
Os interessados em conhecer os resultados práticos da primeira e segunda safras do projeto "Análise técnica e econômica de sistemas de produção envolvendo a cultura do algodoeiro", e ver de perto, no campo, as primeiras impressões da terceira safra, precisa se inscrever até sexta-feira (9), no Departamento Agronômico da Copasul pelo telefone (67) 3409-1234, no qual também informa a programação completa da 6ª Jornada Técnica da Soja.
Embrapa Agropecuária Oeste
A Embrapa Agropecuária Oeste é uma Unidade de Pesquisa Ecorregional, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Seu foco de pesquisa é em sistemas de produção, e busca viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura de Mato Grosso do Sul, do Norte do Paraná e do Oeste Paulista.
A Unidade, localizada em Dourados, MS, desenvolve pesquisas nos principais sistemas de produção sustentáveis, dentre eles destacam-se: sistema plantio direto; integração lavoura-pecuária-florestas (ILPF); manejo integrado de pragas e doenças, cultivos consorciados e sistemas agroecológicos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















