Ciência e Tecnologia
AEB seleciona experimento para voo suborbital
Dispositivo portátil
A Agência Espacial Brasileira (AEB) abrirá inscrição para a seleção de experimento científico que será levado pelo engenheiro espacial e bolsista da AEB, Pedro Nehme, em seu voo suborbital programado para o final do ano.
O voo será realizado pelo veículo Lynx Mark II da empresa norte-americana XCOR Aeroespace. A experiência inédita foi conquista por Nehme ao vencer o concurso KLM Space Competition, de âmbito mundial, promovido pela empresa em 2013.
A XCOR já enviou à AEB documento em que apoia o desenvolvimento de um dispositivo portátil, com a proposta de monitorar sinais físicos durante o voo espacial.
O dispositivo eletrônico deve ser compacto e não invasivo, capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado.
Nehme inicia os treinamentos para o voo em março nos Estados Unidos. Participando do voo, passa a ser o primeiro espaçonauta brasileiro. A bateria de testes, que será realizada o ano todo, será concentrada na experiência de um voo suborbital por um civil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















