Ciência e Tecnologia
Agência Espacial Brasileira completa 21 anos
Comemoração
A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) completou 21 anos de atividade nessa terça-feira (10) e fez um balanço das principais atividades realizadas. Entre elas está programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBers), realizado em parceria com a China.
Em dezembro de 2014, foi colocado em órbita o quinto satélite da série. A AEB também atua como apoio ao programa de satélites de pequeno porte, este já com dois nanossatélites no espaço.
Outro marco importante na história da AEB é a realização do primeiro concurso público. Os aprovados no certame que ocorreu no fim do ano passado devem tomar posse ainda neste semestre.
Autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a AEB tem como objetivo promover, formular e coordenar a política de desenvolvimento das atividades espaciais.
Sob a administração geral da agência, o Programa Espacial Brasileiro, conforme definido pelo Sistema Nacional de Atividades Espaciais (Sindae), tem a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Para desenvolver e divulgar as atividades espaciais a agência tem os programas de Microgravidade, o Uniespaço e o AEB Escola.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















