Ciência e Tecnologia
Nova plataforma do LBA amplia visibilidade de dados
Pesquisas em C&T
O Programa de Grande Escala da Atmosfera-Biosfera na Amazônia (LBA) está com nova plataforma de site, que traz novo visual e novo conteúdo. O projeto foi redesenhado com a proposta de tornar mais acessíveis os dados das pesquisas desenvolvidas.
Segundo a gerente científica do LBA, Muriel Saragoussi, a página, que foi atualizada para fase 2, permitirá a interação dos pesquisadores. "Agora, será possível a consulta de relatórios de projetos, agendas de idas a campo, e a parte financeira também, conforme a regra do governo federal de transparência", explicou.
Para Muriel, a nova plataforma do site tem como objetivo a ampla comunicação com seu público alvo, que são pesquisadores e alunos. "Quem acessar o novo site poderá ver também dados coletados das torres pelos pesquisadores. Alunos da área poderão colher essas e outras informações geradas pelo LBA, assim como dados de controle de qualidade", disse.
A página foi lançada no dia 2 de fevereiro. O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Luiz Renato de França, reforçou a importância das pesquisas feitas pelo projeto para o bem-estar do planeta.
"Clima e ambiente são assuntos sempre atuais e o LBA possui grandes pesquisas que têm como finalidade tentar mudar estes problemas e reverter esse quadro. E agora poderemos ver os resultados dessas pesquisas através do novo site, que está mais dinâmico e mais interativo", disse.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















