Ciência e Tecnologia
ONG de educação complementar recebe oficina de ciência
Promoção da tecnologia
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), em conjunto com o Grupo Primavera, realizou o "Wash! Edição Especial de volta às aulas" nas dependências da entidade, em Campinas (SP).
Durante os três dias de atividades – de quarta-feira (4) a sexta (6) –, cerca de 80 meninas na faixa de 8 a 11 anos participaram de oficinas para aprender habilidades relacionadas a conhecimentos em programação, utilizando o software livre Scratch, que por sua vez tem uma linguagem de computador voltada para iniciantes.
O Grupo Primavera é uma organização não governamental (ONG) que, há mais de 30 anos, desenvolve programas inovadores de educação complementar para meninas de 8 a 18 anos de idade, atuando no Jardim São Marcos, região de vulnerabilidade social.
Scratch
A ferramenta permite obter resultados rápidos usando a programação, tais como jogos, histórias animadas e programas interativos. Funciona também como um estímulo à aprendizagem de matemática, português, lógica, entre outras disciplinas, despertando o pensamento criativo e a curiosidade sobre conceitos ligados a ciência, tecnologia e inovação.
A iniciativa se insere no contexto do Complexo Tecnológico Educacional, um conceito recentemente adotado pelo ecossistema do qual o CTI faz parte, que visa mobilizar a promoção de ações de natureza pedagógica e educativa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















