Ciência e Tecnologia
Senador destaca necessidade de pesquisa em terras-raras
Recursos minerais
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (11), o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).
Na ocasião, o senador ressaltou a importância do Brasil se preparar para aproveitar suas reservas de terras-raras – elementos químicos essenciais à fabricação de itens tecnológicos como tablets, smartphones, aparelhos de ressonância magnética, carros híbridos, catalisadores para refino de petróleo e turbinas de energia eólica.
"Nosso País não pode renunciar à capacitação científica e tecnológica nestes 17 elementos fundamentais para a nova revolução industrial e eletrônica, na produção de ímãs permanentes, que podem fazer com que produtos eletroeletrônicos sejam mais eficientes e poupem mais energia, além da indústria automotiva, por meio do automóvel híbrido", disse o senador.
O Senado aprovou em dezembro a criação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico dos Minerais de Elementos Terras-Raras (Padetr), que terá por objetivo capacitar a indústria nacional para a produção baseada em terras-raras. A matéria tramita na Câmara dos Deputados.
Em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), o MCTI definiu um programa setorial para minerais estratégicos, que propõe o desenvolvimento e o estabelecimento da cadeia produtiva de terras-raras, desde a produção de óxidos até sua aplicação em componentes de produtos de alta tecnologia.
Também participaram das discussões o superintendente geral da fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Carlos Alberto Schneider, e os secretários de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Armando Milioni, e de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















