Ciência e Tecnologia
Aplicativo digital ensina de forma lúdica mercado de capitais
Educação financeira
A educação financeira também pode ser atrativa e lúdica. Pensando nesta perspectiva, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou nesta quarta-feira (11), durante o evento Educação Financeira para Jovens, no Rio de Janeiro, o aplicativo CVM Jogos.
A nova ferramenta, apresentada a cerca de 110 alunos de escolas públicas, pelo presidente da CVM, Leonardo Pereira, reforça o trabalho de conscientização sobre o tema, que também pode ser divertido.
"A educação financeira deve ser aplicada desde cedo, para que as pessoas possam ter um futuro próspero. O aplicativo é uma ferramenta muito importante e um bom caminho para o aprendizado sobre o mercado de capitais e finanças pessoais", afirmou o presidente.
O aplicativo já pode ser baixado pelo Google Play em dispositivos com o sistema operacional Android. Em breve, também será disponibilizado para iOS e terá novos jogos. O público-alvo do aplicativo é formado por estudantes universitários, porém, a ferramenta pode ser utilizada por todos os interessados em aprender mais a respeito do mercado de valores mobiliários.
Interatividade
CVM Jogos é gratuito e reúne games de perguntas e respostas sobre assuntos como ações, mercados de bolsa e de balcão, companhias abertas, entre outros.
Caminho Financeiro é o primeiro jogo disponível no aplicativo, com questões baseadas no livro TOP Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro, produzido pela Autarquia, e que pode ser baixado gratuitamente no Portal do Investidor.
A aluna do 3º ano da Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, Laura Cristina já conferiu a novidade e faz um elogio. "O mercado de capitais, para mim, é algo novo. O jogo fala a nossa língua, fazendo com que a gente entenda melhor os assuntos", comentou.
Atividades
De maneira descontraída, os participantes do evento Educação Financeira para Jovens receberam lições importantes sobre o tema, dadas por um time de profissionais de diversas áreas de conhecimento.
Os estudantes também puderam tirar várias dúvidas sobre uso de cartão de crédito, funcionamento do mercado de valores mobiliários e demais temas.
Ao final, a peça teatral O Drama da Família Gastão mostrou os impactos da falta de planejamento financeiro no dia a dia de uma família endividada.
O encontro faz parte da programação organizada pela CVM para a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), promovida por membros do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). A Semana vai até o dia 15 de março. Acesse mais informações sobre a iniciativa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















