Ciência e Tecnologia
Brasil e África do Sul discutem criação de comitê em CT&I
Agenda ministerial
Representantes do governo sul-africano reuniram-se, nesta quinta-feira (19), com autoridades brasileiras para discutir a formação de um comitê Brasil-África do Sul no âmbito da ciência, tecnologia e inovação.
O encontro foi realizado a pedido do ministro Aldo Rebelo, para dar continuidade às conversas mantidas com a ministra da Ciência e Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, ocorridas na quarta (18), no Palácio Itamaraty, com autoridades governamentais dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Setor espacial, biotecnologia, segurança alimentar, nanotecnologia, energias renováveis e iniciativas em pós-graduação são algumas das áreas de interesse abordadas na reunião desta quinta (19).
Estiveram presentes durante o encontro: o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), embaixador Carlos Henrique Cardim; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Hernan Chaimovich; e o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida.
Na próxima semana, a África do Sul deve encaminhar ao MCTI o documento que formaliza o pedido para a constituição deste comitê. A previsão é a de que representantes dos dois países se reúnam em setembro deste ano para dar continuidade à agenda bilateral.
Relações diplomáticas
Na quarta (18), o ministro, Aldo Rebelo recebeu a embaixadora da Venezuela no Brasil, María Lourdes Urbaneja Durant, para discutir ações bilaterais de cooperação, atuais e futuras.
Na ocasião, a embaixadora ressaltou a importância da CT&I para a construção de propostas conjuntas que favoreçam o desenvolvimento dos dois países.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















