Ciência e Tecnologia
Confira agenda científica de 2 a 6 de março
Programação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou a agenda científica da semana de 2 a 6 de março. Nesta segunda-feira (2), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) sedia programação especial sobre manejo florestal sustentável da Caatinga.
Na terça-feira (3), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM), realizará uma reunião para avaliar as atividades do Circuito da Ciência e programar as atividades de 2015.
Já na quinta-feira (5), o Museu de Astronomia e Ciências Afins promove, no Rio de Janeiro, o Dia das Meninas no Mast, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Confira demais atividades:
Manejo florestal
Na segunda-feira (2), começa o 1º Seminário sobre a inserção do manejo florestal sustentável da caatinga do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e a Associação Plantas do Nordeste. Durante o evento, serão discutidas as experiências da prática com agricultores familiares para demonstrar a viabilidade da atividade.
Foram convidados representantes de movimentos sociais, agricultores experimentadores, representantes de instituições acadêmicas e de organizações sociais do Semiárido. O seminário será realizado até quarta-feira (4) na sede do Insa, em Campina Grande (PB).
Confira mais detalhes no site do Insa.
Circuito da Ciência
Na terça-feira (3), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará uma reunião para avaliar o Circuito da Ciência e programar as atividades de 2015.
O projeto já existe há 16 anos e tem como objetivo promover o conhecimento, a sensibilização ambiental e a divulgação da ciência, além de proporcionar aos estudantes das escolas públicas de Manaus e comunidades ribeirinhas aprendizado e entretenimento baseados no ambiente amazônico.
A reunião será realizada no Auditório da Ciência na sede do Inpa, em Manaus. Participam do debate algumas instituições parceiras do projeto. Neste encontro também serão apresentadas as 40 escolas contempladas para participar do circuito em 2015.
Sistema de informação
Também na terça-feira (3), começa o Workshop sobre Sistema de Informação de Pesquisa Corrente (Current Research Information System – Cris) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI).
O objetivo do seminário é apresentar o sistema PTCris, que tem sido implementado pela Fundação de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCCN/FCT).
No evento, será definida a criação de um programa de cooperação entre o Brasil e Portugal quanto ao uso desse sistema. O workshop será realizado até quinta-feira (5) na sede do Ibict, em Brasília, com a presença de João Mendes Moreira, diretor da área do conhecimento científico da FCT.
Dia Internacional da Mulher
Na quinta-feira (5), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove, no Rio de Janeiro, o Dia das Meninas no Mast, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Ente as atividades, está a mesa-redonda "Mulheres nas ciências: experiências e perspectivas".
O debate terá a participação das palestrantes e pesquisadoras do Mast Moema Vergara, professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Patrícia Spinelli, doutora em astrofísica; Maria Esther Valente, doutora em ensino e história de ciências da terra; e da gerente de Open Research no departamento de pesquisa e inovação da L'oréal Brasil, Fabiana Munhóz, doutora em ótica, fotônica e processamento do sinal.
O site do museu transmitirá o evento. Saiba mais.
Computação
O Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), oferece uma bolsa do Programa de Capacitação Profissional (PCI) para atuação no projeto "Estrutura de publicação de modelos para a Plataforma TerraME: prova de conceito com o DengueME e o Urbis-Caragua".
Para participar é preciso ter nível superior em computação ou áreas afins, conhecimento em programação e inglês intermediário.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















