Ciência e Tecnologia
Embrapa realiza evento sobre cultivo de soja em Porto Velho (RO)
Agricultura e inovação
Agricultores e grande público participaram na última terça-feira (3), do último dia do evento “Dia de Campo” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Porto Velho (RO), direcionado à propagar inovações para o cultivo de soja.
Durante o evento, pesquisadores enfatizaram as condições enfrentadas pelos agricultores da região. Enquanto o plantio da soja está consolidado no Cone Sul de Rondônia, nas demais regiões a expansão está ocorrendo, principalmente, sobre áreas de pastagens degradadas que apresentam baixos índices produtivos.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, estima-se que 70% das áreas de pastagem do estado estão com algum grau de degradação e a soja vem como uma alternativa para a recuperação destes solos, no sistema de integração lavoura-pecuária (iLP).
A estrutura fundiária com grandes áreas, a topografia adequada para a produção da soja e a proximidade com o porto de Porto Velho são algumas das vantagens que estão fazendo com que o grão chame a atenção dos produtores desta região. Para se ter ideia, o custo de uma saca de soja chega a ser de quatro a cinco reais menor pela proximidade com o porto", afirma Vicente.
Uma das alternativas para a reforma, recuperação ou renovação de pastagens é por meio do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), ou suas variantes, como a que está sendo mais adotada em Rondônia no momento, a integração lavoura-pecuária.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















