Ciência e Tecnologia
Evento discute produção de alimentos sustentáveis
Rio de Janeiro
Entre 5 e 8 de maio, o Rio de Janeiro (RJ) irá sediar o 4º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera). As inscrições podem ser feitas até 10 de abril.
Um dos objetivos do Sigera é subsidiar a sociedade brasileira na tomada de decisões sobre a produção de alimentos dentro dos conceitos de sustentabilidade. Além disso, os participantes terão acesso a recentes pesquisas e tecnologias nacionais e internacionais voltadas ao gerenciamento de resíduos agropecuários e agroindustriais.
Para o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Julio Palhares, o Sigera no Brasil é uma oportunidade para quem atua nas áreas agropecuária e agroindustrial promover a sustentabilidade baseada no conhecimento, o que permitirá resultados em longo prazo e com menor custo.
Os principais temas que serão discutidos durante o simpósio são: tecnologias de tratamento de resíduos, o uso dos resíduos como fertilizante, os impactos dos resíduos nos sistemas água-solo-ar e planta, a produção de energia a partir de resíduos e os sistemas de gestão de resíduos.
O Sigera é promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), com a copromoção da Embrapa e os apoios da Lindner, Awite, Jornal Biomassa BR, Sesi/Senai do Estado do Paraná, CNPq e Capes.
Sobre o evento
A principal finalidade do evento é discutir a produção de alimentos no País, bem como destacar os desafios que os setores agropecuário e agroindustrial estão enfrentando.
A discussão contribuirá para diagnosticar desafios planetários como a erradicação da fome, aumento da população, urbanização da sociedade e escassez de recursos naturais
Serão ainda tratados os temas científicos mais relevantes quanto ao gerenciamento dos resíduos agrícolas, pecuários e agroindustriais. A partir da apresentação de palestras e trabalhos científicos, os participantes poderão obter conhecimentos e trocar informações as quais propiciarão o avanço da ciência e o auxílio às sociedades na tomada de decisões.
Fontes:
Portal Brasil com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Sigera
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















