Ciência e Tecnologia
Indústrias Nucleares do Brasil recebe homenagem por trabalho de reflorestamento
Sustentabilidade
O Programa de Restauração Ambiental em Bioma Mata Atlântica da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
A homenagem aconteceu devido ao trabalho de reflorestamento em área estimada de 570 hectares de mata atlântica no município de Resende(RJ), onde está implantada a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da empresa. Mais de 250 hectares já foram revegetados, com o plantio de sementes de 600 espécies da mata nativa.
De acordo com o diretor de Produção do Combustível Nuclear, Renato Costa, o trabalho de reflorestamento começou como uma ação condicionante do processo de licenciamento da FCN e, aos poucos, tornou-se a "menina dos olhos da empresa".
O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Vieira, ressaltou a importância do trabalho de reflorestamento "especialmente em tempos de estiagens, como este que estamos vivendo no momento".
Vieira elogiou as empresas que já têm atitudes sustentáveis prevendo o futuro. Outras três empresas também receberam homenagens: a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Saint-Gobain Canalização e a QuimVale Florestal.
O evento contou ainda com a participação do superintendente da Produção do Combustível, Jorge Conceição, e do coordenador de Meio Ambiente e Proteção Radiológica, Rodney Santos, que destacou que a empresa não necessita comprar material para fazer o plantio de mudas.
Segundo Rodney, o material é produzido pela própria empresa, com o resíduo do refeitório, áreas verdes e mais uma parcela de papel de escritório, que rendeu cerca de 500 quilos nos últimos três meses.
Sobre a INB
A INB é uma empresa pública, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que atuando na cadeia produtiva do urânio: da mineração à fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares.Ela tem sede na cidade do Rio de Janeiro e está presente na Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.
Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Indústrias Nucleares do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















