Educação
Inscrições abertas para o Prêmio Marcos Mares Guia
Biotecnologia
As inscrições para o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia 2015 estão abertas até 5 de junho. A premiação é uma Iniciativa do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Como forma de homenagem, o prêmio leva o nome do Professor Emérito do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do País, Marcos Luiz dos Mares Guia.
Inscrições
O período de inscrições para o Prêmio Marcos Mares Guia vai de 24 de março a 5 de junho de 2015.
As inscrições só serão aceitas em mídia eletrônica, tais como CD, DVD, pen drive, etc. Entretanto, excepcionalmente, poderão ser aceitos documentos ou informações adicionais impressos.
A ficha de inscrição deve ser enviadas impressa, preferencialmente. Acesse a lista de documentos obrigatórios.
Prêmio
Neste ano, a categoria contemplada será Instituição/Empresa. Podem concorrer a instituição ou uma de suas unidades (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) sediada no estado de Minas Gerais ou que tenha seu centro de pesquisa e desenvolvimento ou similar instalado em território mineiro.
Além de diploma e medalha, o vencedor receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 12 mil, a ser investido em atividades de pesquisa básica desenvolvidas pelo agraciado.
Pode concorrer qualquer pesquisa cujo resultado tenha contribuído para o avanço da ciência e que tenha ou possa ter uma aplicação na solução de problemas vividos pela humanidade, regional ou globalmente.
Lançamento
O presidente da Fundação Capes, Jorge Almeida Guimarães, participou da cerimônia de lançamento da edição 2015 do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, realizada nesta segunda-feira (23), no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Na ocasião, o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, lembrou um dos principais motivos para a criação do prêmio, há quase oito anos – apurar os resultados dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação e apresentá-los para a sociedade.
"Temos que criar, no Brasil, um sistema mais focado em resultados. Para uma agência como a Fapemig, é essencial entregar inovações e qualidade de vida para a população. Mas não há inovação sem pesquisa básica", afirmou.
Fontes:
Portal Brasil com informações da Fundação Capes e Fapemig
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















